Consuelo Jorge renova apartamento funcional para casal viajante
- Consuelo Jorge Arquitetos
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
Arquiteta assina a renovação de um apartamento de 144 m² em São Paulo, unindo funcionalidade, privacidade e elegância.
Texto: Redação Habitare Fotos: Raul Fonseca

Em São Paulo, um apartamento de 144 m², lar de longa data dos moradores, ganhou uma renovação completa pelas mãos de Consuelo Jorge Arquitetos. Apaixonados pela localização e com rotina marcada por constantes viagens, os clientes buscavam um espaço mais funcional, prático e acolhedor. Apaixonados pela localização e com rotina marcada por constantes viagens, os clientes buscavam um espaço mais funcional, prático e acolhedor. O pedido central era resolver a falta de privacidade na entrada, onde a porta principal expunha diretamente a sala.

A solução veio com a extensão de uma parede, que redesenhou a chegada ao apartamento e trouxe uma sensação imediata de resguardo e elegância. A reorganização do acesso ao quarto e a realocação estratégica do lavabo deram origem a um novo fluxo interno, mais lógico e discreto.
Durante a obra, a descoberta de um tubo de água pluvial não indicado na planta hidráulica se transformou em oportunidade: o elemento foi incorporado ao projeto de forma arquitetônica, agregando caráter ao imóvel. A generosa altura do pé-direito permitiu abrir mão do forro tradicional, valorizando a pisolagem e portas piso-teto que ampliam a verticalidade dos ambientes. A cozinha, integrada ao living, recebeu atenção especial, planejada para o dia a dia dos moradores, ganhou uma porta de correr, que garante fechamento elegante durante o preparo das refeições.

Com paleta neutra e revestimentos contínuos, como o porcelanato aplicado em toda a área social, o apartamento ganhou unidade visual. Portas de passagem, marcenaria personalizada e banheiros renovados com metais em bronze reforçam a atmosfera sofisticada. No lavabo, a janela voltada para a lavanderia foi disfarçada por perfurações que equilibram estética e ventilação, complementada por cuba esculpida e armário sob medida.
O living reúne peças memoráveis, objetos de arte, louças e memórias do casal, além de mobiliário assinado por Jader Almeida e itens herdados da família, como a mesa de jantar e a cristaleira. A iluminação, cuidadosamente desenhada, combina arandelas e pontos estratégicos para criar atmosfera intimista. Obras da Galeria Carbono completam a composição, reforçando a personalidade e a elegância do novo lar.




















