Como Elaborar o Checklist para a Reforma do Banheiro
- Revista Habitare
- 8 de fev. de 2018
- 3 min de leitura
A arquiteta Cris Paola apresenta os cuidados para dar nova vida ao ambiente que vale cada centavo e caprichar na reforma do banheiro
Reformar o banheiro não é uma tarefa nada fácil, mas também não precisa se tornar um pesadelo. A arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, preparou um passo a passo bem simples com questionamentos e dicas para deixar esse momento mais tranquilo. O resultado? Um banheiro bonito e o melhor dos seus sonhos. Confira!
1º passo: Planejar
Antes de começar qualquer quebra-quebra no ambiente, procure a opinião de um profissional especializado para avaliar se as instalações elétricas e hidráulicas do banheiro estão em perfeitas condições. Se algo estiver errado, essa é a hora de consertar e deixar tudo em ordem. “Sempre reforço para meus clientes que a falta de planejamento sempre resulta em grandes atrasos e uma dor de cabeça tremenda, tornando em pesadelo o sonho do banheiro novo”, revela Cris Paola.
2º passo: Identificar gostos e necessidades
A profissional indica que o morador faça perguntas a si mesmo como:
O meu banheiro é funcional?
Está desatualizado ou feio?
Quero privacidade e conforto que o atual não tem?
O que mais me incomoda?
Quero mudar apenas os revestimentos ou também metais?
Os armários não me atendem ou estão velhos?
Quero uma TV ou som ambiente?
Nesse exato momento preciso que ele seja acessível?
A partir dessas respostas, é possível trabalhar o conceito do novo ambiente.
3º passo: Tenha um projeto
Para que a reforma tenha o máximo de sucesso, o acompanhamento de um arquiteto é essencial. Além do projeto em si, o profissional é capaz de propor soluções com o melhor custo e benefício para o piso, parede e teto, mudanças de ponto de água e o tamanho necessário que o ambiente deve ter para atender as necessidades do morador.
4º passo: Louças e metais
Depois de pensar e planejar, Cris Paola indica que esse é o momento de escolher as principais peças de louças e metais. Cubas, misturadores, chuveiro, banheira, torneiras e outros acessórios devem ser escolhidos com cautela, de acordo com a necessidade e o quanto se deseja desembolsar financeiramente. “Lembre-se que, independente do valor, essas peças devem apresentar material de qualidade para garantir segurança e a durabilidade para que não seja necessário trocá-las por um longo tempo”, diz a arquiteta.
Para outros itens como toalheiro, porta-papel higiênico, ganchos, ela sugere que sejam do mesmo material, modelo e cores que combinem.
5º passo: Revestimentos
Cris Paola indica que todo revestimento utilizado no banheiro deve ser próprio para receber umidade constante. Para deixar o espaço mais nobre e charmoso texturas são bem-vindas. Porém, Cris sugere parcimônia para não sobrecarregar o ambiente. Para evitar acidentes, ela ainda ressalta a importância de escolher, para o piso, uma superfície antiderrapante ou não polida.
6º passo: Iluminação
A profissional ainda destaca que o banheiro precisa de uma iluminação funcional e decorativa, principalmente se for o único da casa. “Uma iluminação central quase sempre não é o suficiente para fazer a barba ou a maquiagem, já que faz sombra e atrapalha a execução dessas atividades”, alerta Cris Paola.
7º passo: Acessórios e objetos pessoais
Por último, é preciso organizar os objetos de uso diário em bandejas para deixar o máximo da bancada livre. “Capriche nos acessórios para guardar escovas de dente, algodão, maquiagem e outros. Para trazer mais vida ao ambiente, não se esqueça preparar um arranjo de flores ou folhagens em vasos”, finaliza a arquiteta.