CASACOR São Paulo traz 73 ambientes para o Parque da Água Branca
- Sebastiana Habitare
- 1 de jun.
- 5 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.
A 38ª edição acontece entre 27 de maio a 3 de agosto e apresenta projetos inspirados no tema '"Semear Sonhos"
Texto: A4 Holofote

A 38ª edição da CASACOR São Paulo ocupa pela primeira vez o Parque da Água Branca, de 27 de maio a 3 de agosto. Com o tema "Semear Sonhos", o evento convida o visitante a mergulhar em mais de 71 ambientes assinados por renomados profissionais, além de três instalações artísticas, ocupando uma área construída de mais de 10 mil m² no coração de um parque urbano com vegetação de Mata Atlântica preservada.
"Esta edição marca um novo momento para a CASACOR enquanto negócio e plataforma. O Parque da Água Branca nos oferece a oportunidade de unir conteúdo, experiência e responsabilidade ambiental em um mesmo território", destaca André Secchin, CEO da CASACOR.

Ao se aproximar da entrada da mostra, o visitante é recebido pela instalação Abram-se as cortinas, da arquiteta Victoria Braga, uma homenagem à história do local que utiliza estrutura de andaimes envolvida por tecidos que delimitam o perímetro da mostra sem obstruir a vista dos icônicos casarões. "Estar no Parque da Água Branca, com toda sua memória e conexão com a cidade, torna essa edição ainda mais especial", afirma Lívia Pedreira, presidente do conselho curador.
O percurso começa com jardins sensoriais assinados pela estreante Simone Campos Paisagismo e por Helena Elias e a instalação da Regina Parra, seguidos pelo Bosque do Silêncio, do veterano Mauro Contesini, que valorizou os pinheiros existentes sem intervir. Na sequência, a instalação "Ninho", de Marko Brajovic, simboliza a conexão entre o humano e a natureza. O centro do Ninho será utilizado para a idealização do Projeto Expedition Point, que se apresenta como uma arena voltada para palestras e conversas educativas. A programação conta com nomes como Jorge Forager, Nik Sabey, Clarice Borian, Alessandra Araujo, Thais Raiz, Amanda Ramos, Luís da Mata e o próprio Marko Brajovic, idealizador do projeto.

A bilheteria, assinada pela Gleuse Ferreira Arquitetura, e o primeiro banheiro unissex, projetado por Luciana Moreno Arquitetura, são pontos de destaque. Nos jardins externos, brilham os projetos de Elkis+ Paisagismo (Gilberto e Caroline Elkis), além dos trabalhos de Mônica Costa Paisagismo, Pedro Rabelais Paisagismo, Paula Varga, Denis Bessa (Estúdio Musgo) e Kawai Paisagismo.
Entre os destaques arquitetônicos está a primeira tiny house da mostra, criada pelo carioca João Panaggio. No Prédio 23, entrada principal, o veterano Roberto Riscala assina o paisagismo de boas-vindas, enquanto o lounge da Peugeot, projetado por Gisele Taranto Arquitetura, combina sofisticação e tecnologia, um túnel imersivo com obras do Marcelo Prates e um sistema construtivo com blocos modulares de plástico reciclado, método que reduz até 90% das emissões de carbono se comparado à alvenaria. Enriquecido pelo projeto luminotécnico de Maneco Quinderé.

No hall de entrada, a instalação de Bruna Mayer mescla arte e natureza. Ao lado, Marina Linhares Interiores assina o espaço da Portinari com cores vibrantes, enquanto Léo Shehtman Arquitetura e Design, apresenta um ambiente masculino e nostálgico. Outros ambientes notáveis incluem os projetos de Ale Mellos Arquitetura de Interiores, Daniela Funari Arquitetura, Traço 8 Arquitetura (Letícia Figueiredo e Priscila Sunao), Bruno Carvalho para a Duratex, Gabriel Rosa, Natan Gil Arquitetura, Romário Rodrigues Arquitetos, Natália Xavier, Vanessa Martins (SALA2 Arquitetura e Design), PN+ (Paula Neder), Giovanni Vespe Arquitetura e Ana Maria Vieira Santos, além do lounge Banco BRB e a operação do Guilhotina Bar, assinado pelos arquitetos André Bastos e Pedro Luiz de Marqui.
O ambiente da Deca, assinado por João Armentano (Armentano Arquitetura), traz o conceito "Entre Copas", seguido pelos projetos de Renzo Cerqueira e Rodrigo Cunha (Rodra Arquitetura). Dado Castello Branco Arquiteutura, em parceria com seu filho Guilherme, apresenta um living de colecionador, enquanto entre os estreantes destacam-se Larissa Perna (La Rous Studio), Marta Martins, Yara Elias (Lynhas Arquitetura) e Fernanda Zulzke Interiores.

A escada vermelha inspirada no MASP, projetada por Pedro Coimbra, leva à obra de Juliana dos Santos, que dá acesso ao espaço da Coral, de Maurício Arruda, que propõe uma casa afetiva. Completam o primeiro prédio os ambientes de Beatriz Quinelato Arquitetura, Carlos Navero e Melissa Camargo, Paola Ribeiro, Fichberg Arquitetura e Interiores (Felipe e Eloy Fichberg), Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores (Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo), o ambiente da Brastemp pelo Studio Roca (Carlos e Caio Carvalho) e Gabriel Fernandes.
A alameda para o segundo prédio é emoldurada pelo paisagismo de Catê Poli e João Jadão. No Prédio 22, destacam-se os ambientes da veterana Brunete Fraccaroli e Meneghisso & Pasquotto, OHMA (Nicholas Oher e Paloma Bresolin), Janaina Casagrande, Marcos Serrano Miralles Arquitetura, MAAI Arquitetura Integrada (Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga), Marília Aguiar Junqueira (MAJ Arquitetura), Rodolfo Consoli, Bezerra Panobianco Arquitetura, Felipe Carolo Arquitetura, Tetriz Arquitetura, Tufi Mousse Arquitetura e Daniel de Castro Cunha Arquitetura e Interiores. O ambiente intitulado Entre Sonhos, assinado pelo arquiteto Lui Costa, é integrado a diversos lounges e acomoda um espaço reservado para eventos, além de uma operação gastronômica.

Por fim, a segunda tiny house da mostra é a Casa Viva, de Henrique Freneda, com paisagismo de Luciano Zanardo (Zanardo Paisagismo). A iluminação das fachadas e áreas externas é do Estúdio Carlos Fortes.
O Mall desta edição é composto pela livraria Unisaber (Leda Simões), a Ótica Gustavo Eyewear (Erick Camilo do Studio Arqline), a Feira na Rosenbaum assinada pela arquiteta Anike Tomanik e a designer Kalyn Diegues do escritório Lá na Teka Arquitetura e Interiores, e o lounge das lojas é assinado pelo Rafael Granero Arquitetura.

As operações gastronômicas incluem o Café Crema assinado pela arquiteta Daniela Andrade, operação da GHS Live, a doceria Doce Arte (Lui Costa), os restaurantes Forneria San Paolo, em parceria do Modular Studio, dos arquitetos Alessandra Cipriani, Higor Cipriani e Felipe Savassi, com o Stage.AEC, de Helena Obino, Cesar Sallum e José Rocha, Mesa Viva (Fernanda Rubatino Arquitetura) e a segunda operação do Guilhotina Bar - Speakeasy (Otto Felix).
SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca, Rua Dona Ana Pimentel, 37
Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Horário de funcionamento: terça a domingo das 11h às 21h
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Valores ingressos: De terça a domingo e feriados - R$121,00 (inteira) e R$ 60,50 (meia entrada)