top of page

Casa Dexco inaugura um novo capítulo para a arquitetura e design brasileiro

Espaço reúne cultura, arte e soluções das sete marcas da Dexco, em ambiente que valoriza a memória do Conjunto Nacional e a experiência do morar


Texto: Casa Dexco Fotos: Divulgação


ree


Localizada no Conjunto Nacional, ícone do modernismo paulistano, a Casa Dexco loja conceito foi concebida para ser mais que um showroom. Em seus 4.000 m², o espaço se afirma como a materialização do posicionamento de casa de marcas da Dexco — que reúne a Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor no maior portfólio de soluções do setor de reforma, construção e decoração — e traduz o propósito da companhia: oferecer Soluções para Melhor Viver.


A Casa Dexco loja conceito foi projetada para ser um lugar de experiência e permanência. Cada detalhe arquitetônico dialoga com a história do Conjunto Nacional, preservando elementos originais, como as colunas e lajes nervuradas, e incorporando soluções contemporâneas que respeitam a memória do edifício. “Nossa intenção foi criar um ambiente que não apenas apresentasse produtos, mas que inspirasse novas formas de morar, conviver e experimentar o design brasileiro”, explica Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco.


A Casa Dexco foi idealizada para ser o novo centro de arquitetura e design do país e para fazer parte da agenda cultural da cidade. Com todas as marcas da empresa reunidas, integra produtos, tendências globais e códigos culturais relevantes para o público em ambientes reais que podem ser vividos e testados. 


O projeto abre suas portas para a cidade logo no térreo, onde está uma exposição de arte atualmente com obras originais de Cândido Portinari e se inicia a mostra Viver Ambientes, com o espaço modernista assinado por Sig Bergamin e Murilo Lomas. Ao longo do percurso da mostra, o público pode visitar gratuitamente os demais ambientes assinados pelos 20 profissionais de arquitetura, design e decoração: David Bastos, Debora Aguiar, Duda Senna, Evandro Melato, Gabriel Fernandes, Jeferson Branco, Kesley Santiago, João Martins, João Panaggio, Marília Zimmermann, Nildo José, Paulo Azevedo, Sophia Abraham, Salvio Jr. do Studio CASAdesign, Studio Garoa e o escritório Très Arquitetura.


ree

Ambiente modernista assinada por Sig Bergamin e Murilo Lomas para a Mostra Viver Ambientes na Casa Dexco

– Crédito: Rafael Renzo


Há ainda ambientes que questionam a fronteira entre arte e design, como o assinado pela dupla Allex Colontonio e André Rodrigues, conhecidos como “Decornautas”, que fizeram a curadoria panorâmica da mostra, uma galeria de arte e instalações como a fonte D.Coat da Deca.


ree

Espaço assinado por Allex Colontonio e André Rodrigues, conhecidos como “Derconautas”, na Casa Dexco – Crédito: Rafael Renzo


A dimensão cultural é parte essencial da proposta. “Queremos que a Casa Dexco seja lembrada como um ponto de encontro de tendências, ideias e conexões para quem trabalha e se identifica com o universo da arquitetura, design e decoração. Um lugar onde marcas, profissionais e consumidores vivenciem experiências transformadoras e se inspirem”, afirma Crocomo.


Ao longo de 2025, o espaço promoveu uma intensa agenda de workshops e talks sobre processos criativos, tendências de mercado, o papel das cores nos projetos de arquitetura, experiências sensoriais e imersivas que exploraram a relação entre natureza, design e bem-estar. Além disso, o Design Hub - uma extensão do Design Office Dexco, para co-criações e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos - realizou Creative Labs e workshops de design de produto que convidaram profissionais para co-criar ao lado do time de Design das marcas.


ree

Design Hub na Casa Dexco – Crédito: Rafael Renzo


Tecnologia e inovação à disposição do público


A Casa também tem sido palco de lançamentos exclusivos, como a nova fase do DEXmood, ferramenta que traduz emoções, estilos e preferências em combinações de cores, materiais e acabamentos. Disponível em versão digital, física e interativa, a metodologia criada para ajudar profissionais e consumidores a identificar estilos e fazer escolhas mais acertadas na hora de compor ambientes, pode ser explorada em mesas sensoriais dentro da Casa Dexco, permitindo que visitantes criem seus próprios moodboards. A experiência está disponível gratuitamente, com apoio de consultores treinados no método DEXmood.


“O DEXmood nasceu como uma ferramenta de harmonização dos nossos produtos e hoje se transforma em uma experiência aberta, colaborativa e acessível, para que os consumidores descubram seu estilo e possam fazer a melhor escolha dos produtos para seu ambiente”, explica Crocomo.


ree

Mesa interativa DEXmood na Casa Dexco – Crédito: Rafael Renzo


Hub de relacionamento e inspiração


Mais do que expor produtos, a Casa Dexco busca fortalecer relações. Conta com um coworking gratuito voltado a profissionais do setor, para apoiar quem não possui escritório próprio, oferecendo estrutura, conforto, oportunidades de networking e contato direto com milhares de soluções – pisos, revestimentos, louças, metais e acabamentos -, reunidas em um só espaço. Essa proximidade facilita a etapa de especificação e apresentação de opções aos consuidores, que podem visualizar produtos em tempo real, agilizando escolhas e decisões.


Além disso, conta ainda com o Café A Casa de Antônia, reforçando o convite para desacelerar, criar conexões e saborear os bons momentos, um auditório modulável e áreas dedicadas à inspiração, o funcionando como hub de relacionamento para arquitetos, designers, clientes, consumidores e parceiros.


“A Casa Dexco traduz a visão da companhia de oferecer soluções completas para cada estilo de morar. É também um palco para que profissionais e consumidores vejam na prática como design, inovação e cultura podem andar juntos. A ideia é que seja um espaço vivo e provocativo, com ferramentas que ofereçam experiências inspiradoras. Queremos que os visitantes que entrarem com dúvidas saiam com soluções completas após sua jornada imersiva”, conclui Crocomo.


ree

Ambiente assinado por Duda Senna na Casa Dexco – Crédito: Rafael Renzo


Sobre a Dexco

Maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Detém 49% de participação na LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, de fabricação de celulose solúvel. Com 74 anos de história, e 12 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 23 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, a Dexco é hoje a empresa com o maior portfólio de soluções do setor, priorizando os desejos do consumidor, entregando design, qualidade, funcionalidade e versatilidade em seus produtos.


A empresa materializa sua promessa de marca – Viver Ambientes – na Casa Dexco loja conceito, que apresenta um novo conceito de loja de arquitetura e decoração. Conta ainda com uma estratégia de Inovação que busca protagonizar a transformação do setor de reforma e construção a partir de três programas: Open Dexco (inovação aberta), Imagine (intraempreendedorismo) e DX Ventures (fundo de

Corporate Venture Capital, que investe em startups e scale-ups que buscam transformar os paradigmas do setor).


A Dexco opera sempre alinhada aos compromissos ESG da sua Estratégia de Sustentabilidade, que endereçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Com seus mais de 187 mil hectares de florestas, entre plantadas e áreas de conservação, 83% deles contam com a certificação de manejo florestal responsável e de cadeia de custódia FSC® - Forest Stewardship Council® (Códigos de licença: FSC-C006042, FSC-C003088, FSC C152362, FSC-C109955). Tem capital aberto desde 1951 e ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.


 
 

Leia também

bottom of page