Azul Puro é a Cor do Ano de 2026 da Coral
- Tintas Coral
- há 35 minutos
- 2 min de leitura
Com o tema “No seu espaço, no seu ritmo”, estudo ColourFutures™ apresenta paletas que refletem equilíbrio, conexão e liberdade criativa para os ambientes
Texto: Redação Habitare Fotos: Divulgação Tintas Coral

Em sua 22ª edição, o ColourFutures™, estudo global de tendências de comportamento e cores da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral, elegeu o Azul Puro como a Cor do Ano de 2026. Vibrante e versátil, o tom simboliza equilíbrio, fluidez e clareza em tempos de excesso de estímulos.Inspirado pelo desejo coletivo de desacelerar e reconectar-se ao próprio ritmo, o Azul Puro traduz a busca por ambientes mais leves, autênticos e cheios de vitalidade. “Cor é emoção e deve refletir o tempo de cada um, mais lento, mais vibrante ou mais suave”, afirma Heleen van Gent, Diretora Criativa do Centro de Estética Global da AkzoNobel.
A edição de 2026 traz três paletas complementares, pensadas para espelhar diferentes estados de espírito:
Acordes Silenciosos: neutros e azuis profundos para atmosferas reflexivas e restauradoras.
Bossa Nova da Alma: tons terrosos e artesanais equilibrados por azuis, ideais para espaços de convívio.
Folia Tropical: combinações vibrantes de azul, amarelo, verde, rosa e lilás em propostas cheias de energia.
Segundo Priscila Perez, Gerente de Cores e Relacionamento Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, a música foi a metáfora central na edição deste ano: “Assim como uma melodia, a casa pode refletir diferentes ritmos. A cor tem o poder de modular a energia dos espaços e provocar sensações únicas”.
O ColourFutures™ é conduzido pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, em Amsterdã, e reúne especialistas de vários países. Hoje é referência em mais de 80 países, onde inspira arquitetos, designers, pintores e consumidores na criação de ambientes que dialogam com comportamento e estilo de vida. O Brasil esteve novamente representado pelas designers Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, do Atelier Adriana e Carlota, que contribuíram para a construção do tema e das paletas.
Ao longo de mais de duas décadas, o estudo se consolidou como um retrato emocional do presente. De tons solares em épocas otimistas a neutros em tempos introspectivos, cada edição reflete os movimentos da sociedade. Em 2026, o protagonismo é do azul, cor do céu e do mar, símbolo de frescor e estabilidade, que chega para reafirmar a importância de criar lares em sintonia com os ritmos da vida contemporânea e com a identidade de quem os habita.