top of page

10 de janeiro de 2020

Arquitetura minimalista e circular é o grande destaque de loja de vinhos

A Portugal Vineyards concept store é a primeira loja física da empresa online de vinhos. Localizada no edifício sede na empresa, com acesso ao público, ocupa 90m² e consiste num open-space desprovido de divisórias

O projeto é assinado pelo escritório Porto Architects, que criou o espaço interior intensamente branco, minimalista e circular. Os expositores são esculpidos nas paredes em referência à paisagem dos socalcos vinhateiros, numa forma circular que preenche o campo de visão do visitante de um modo sensível com uma iluminação indireta e contraste acentuado entre o produto e o ambiente.

A luminosidade cria o cenário perfeito para a experiência de observar a diversidade que o vinho representa, além de criar um espaço que nos transporta para os princípios mais elementares do design – um começar de novo.

Neste projeto o escritório procurou celebrar a garrafa de vinho, as suas formas orgânicas e o brilho do vidro colorido – um interior com uma forma simples e a mais pura e neutra das cores. A experiência do visitante inicia-se com a percepção de um espaço repleto de curvas e percurso circular que o envolve logo após a entrada no seu interior.

A abordagem foi criar um espaço de ligação entre os dois pontos de acesso e um ponto central definido como um núcleo interior onde se exibe uma extensa coleção de vinho português. As prateleiras dos terraços de vinho oferecem ao nosso cliente a flexibilidade para organizar a exposição por temas e ajustar esses grupos em função das tendências de mercado e as estações do ano, ao visitante permite uma visão de 360º da loja e uma percepção rápida dos produtos.

Sem afetar estes princípios base foi adicionado um espaço de balcão online, que permite uma visita virtual ao armazém, onde poderão ser encontrados os mais e os menos conhecidos vinhos portugueses e uma zona de prova de vinhos onde as tradicionais pipas de madeira são integradas no conceito, para assim encerrar a experiência da visita a esta loja.

Para saber mais, acesse: www.portoarchitects.com

Leia também

photo-1600585154340-be6161a56a0c.jpeg

Terraço comercial se transforma em área de coworking e espaço de eventos

A reforma realizada pelo escritório mw.arq | moema wertheimer ressignificou a cobertura de um edifício comercial em São Paulo Texto:...

photo-1600585154340-be6161a56a0c.jpeg

Móveis curvos: sofás e poltronas que transformam espaços

Com design orgânico, móveis curvos trazem fluidez, conforto e elegância para qualquer ambiente Os móveis curvos se firmaram como um...

photo-1600585154340-be6161a56a0c.jpeg

Claraboia: como trazer mais iluminação natural para os interiores

Descubra como esse recurso transforma corredores, banheiros, salas e outros espaços, garantindo mais conforto térmico e economia de energia

Arquitetura minimalista e circular é o grande destaque de loja de vinhos

A Portugal Vineyards concept store é a primeira loja física da empresa online de vinhos. Localizada no edifício sede na empresa, com acesso ao público, ocupa 90m² e consiste num open-space desprovido de divisórias

O projeto é assinado pelo escritório Porto Architects, que criou o espaço interior intensamente branco, minimalista e circular. Os expositores são esculpidos nas paredes em referência à paisagem dos socalcos vinhateiros, numa forma circular que preenche o campo de visão do visitante de um modo sensível com uma iluminação indireta e contraste acentuado entre o produto e o ambiente.

A luminosidade cria o cenário perfeito para a experiência de observar a diversidade que o vinho representa, além de criar um espaço que nos transporta para os princípios mais elementares do design – um começar de novo.

Neste projeto o escritório procurou celebrar a garrafa de vinho, as suas formas orgânicas e o brilho do vidro colorido – um interior com uma forma simples e a mais pura e neutra das cores. A experiência do visitante inicia-se com a percepção de um espaço repleto de curvas e percurso circular que o envolve logo após a entrada no seu interior.

A abordagem foi criar um espaço de ligação entre os dois pontos de acesso e um ponto central definido como um núcleo interior onde se exibe uma extensa coleção de vinho português. As prateleiras dos terraços de vinho oferecem ao nosso cliente a flexibilidade para organizar a exposição por temas e ajustar esses grupos em função das tendências de mercado e as estações do ano, ao visitante permite uma visão de 360º da loja e uma percepção rápida dos produtos.

Sem afetar estes princípios base foi adicionado um espaço de balcão online, que permite uma visita virtual ao armazém, onde poderão ser encontrados os mais e os menos conhecidos vinhos portugueses e uma zona de prova de vinhos onde as tradicionais pipas de madeira são integradas no conceito, para assim encerrar a experiência da visita a esta loja.

Para saber mais, acesse: www.portoarchitects.com

bottom of page