Apê alugado de 280 m² ganha sala multiuso com mobiliário solto
- Luiza Leptich
- 16 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de ago.
O projeto da arquiteta Luiza Leptich e do escritório Conino Arquitetura e Interiores foi pensado para que o mobiliário pudesse ser levado para um evento novo lar do morador
Text: Fgaleria | Fotos: Max Fahrer

No coração do Jardim Europa, em São Paulo, e com uma vista privilegiada para o Clube Pinheiros, este apartamento de 280 m² se transformou em um refúgio de design, funcionalidade e, acima de tudo, flexibilidade. O desafio da arquiteta Luiza Leptich e do escritório Conino Arquitetura e Interiores foi criar um lar acolhedor para um recém-solteiro com filhos que visitam ocasionalmente, tudo isso em um imóvel alugado e com prazos apertadíssimos.

O pedido do morador era claro: um apartamento cujos móveis e a decoração deveriam ser itens que ele pudesse aproveitar em um futuro imóvel próprio. Essa premissa ditou a escolha por pouca marcenaria fixa e objetos não permanentes, garantindo que o investimento se traduzisse em peças duradouras e versáteis. A fase inicial foi focada em alterações rápidas e essenciais – pintura, iluminação – para que a mudança pudesse acontecer o quanto antes.

Uma das soluções de destaque foi a transformação da tradicional sala de jantar em um espaço multiuso: longe da formalidade, o ambiente agora serve como cantinho do café, local para refeições descontraídas com as crianças, área de trabalho e até uma área para ginástica.

O painel de marcenaria na sala de TV foi inteligentemente projetado para esconder a lareira – que não poderia ser removida em um imóvel alugado – e, ao mesmo tempo, solucionar a falta de espaço para a TV em uma sala com poucas paredes grandes. Esse painel, além de funcional, é removível, permitindo que o apartamento seja entregue em suas condições originais. O canto de leitura, outro desejo do cliente, foi cuidadosamente inserido na sala, proporcionando um refúgio convidativo.

A paleta de cores é um convite à calma e à versatilidade. Tons neutros como madeira, preto, cinza e cru predominam, com o branco nas paredes ampliando a sensação de espaço. Pontos de cor estratégicos, como o verde das poltronas e o caramelo em pufes, adicionam vida e personalidade. A varanda, a pedido do cliente, explora cores mais vibrantes, com laranja/vermelho e azul.

Por ser um imóvel alugado, o projeto de iluminação foi básico, com plafons nos quartos e trilhos na sala. Na sala multiuso, uma peça mais elegante foi escolhida, com a possibilidade de ser levada para um futuro imóvel.

Grande parte do mobiliário é de design assinado, com peças da Fahrer, Artefacto, Tidelli, Fernando Jaeger e By Kamy.
Confira mais fotos!