Reorganização dos espaços de uma microcozinha em apartamento construído nos anos 30 para aumentar sua funcionalidade

Um dos primeiros prédios a serem erguidos no charmoso bairro de Ipanema, na Zona Sul carioca, encontra-se o Edifício Lagoa, localizado no Jardim de Alah, o famoso canal, que divide Ipanema e Leblon, e que tem um passado de bonitas memórias. É neste edifício que reside o RP carioca Vinicius Belo, que embarcou num superprojeto onde a ideia principal era aproveitar ao máximo os 3 metros de comprimento que possui de espaço para cozinha e área de serviço. Uma missão que esteve a cargo da arquiteta carioca Teka Mesquita, especialista quando o assunto é pouco espaço e inúmeras utilidades.

Localizado na Rua Barão da Torre, esquina com a Epitácio Pessoa, em estilo art déco, o apartamento é uma construção dos anos 30, uma época em que as ruas do bairro de Ipanema eram repletas de casas e terrenos baldios. Os apartamentos possuíam sala e quartos em tamanhos modestos, já as cozinhas geralmente estreitas e pequenas, como é o caso deste imóvel.

As palavras que definem o conceito deste projeto são organização e acolhimento.

Reposicionamos a geladeira, o fogão e os pontos de hidráulica a fim de concentrar a área molhada em uma única bancada, que antes acontecia em paredes distintas. Este simples movimento proporciona um aumento na funcionalidade para o cliente que adora cozinhar e ter tudo ao seu alcance, sempre com praticidade.” ressalta Teka.

O projeto de marcenaria foi assinado pela Idelli, que trouxe móveis planejados com design, inovação e qualidade. Na área da pia, aconchego e modernidade. A bancada contou com cubas Franke além do mais novo misturador monocomando Docol Ozônio, que elimina 99% das bactérias, combate odores indesejados e remove 75% dos agrotóxicos. A torneira Docol Ozônio também é eficaz no combate ao coronavírus. Já a tecnologia Bactéria-free elimina mais de 99% das bactérias do metal a partir da aplicação de nano partículas de prata. A ação antibacteriana é permanente e reduz efetivamente o risco de contaminação cruzada.

A minha vida sempre foi muito agitada, estou sempre correndo e com a má divisão que eu tinha na minha cozinha, tudo complicava. Outro fator é que eu adoro receber em casa, então para preparar qualquer coisa com o pouco espaço de pia era um filme de terror, com este novo projeto é impressionante como a minha vida em casa mudou da água para o vinho”. afirmou o relações públicas Vinicius Belo, que já comandou importantes eventos para renomadas marcas como Salvatore Ferragamo, Lacoste, Seven for all Mankinds, Belmond Copacabana Palace, entre outras.

O piso escolhido para a cozinha foi o porcelanato amadeirado, capaz de trazer conforto e aquecer o ambiente, já que a arquiteta optou por uma cozinha com base clara. Os tons claros podem ser notados tanto na marcenaria de estilo provençal, quanto na escolha dos revestimentos marmorizados brancos – excelentes aliados do design de cozinhas pequenas, pois promove a sensação de limpeza e amplitude ao ambiente.

Nos inserimos num cenário de um prédio antigo, portanto precisamos fazer alguns ajustes de acordo com a nova legislação, e o deslocamento do ponto de gás foi um deles. Transferimos o aquecedor do banheiro para a cozinha, que é um local muito mais arejado, assim atendendo às normas de segurança da ABNT.” Completou Teka Mesquita.

A cozinha é recheada de finos detalhes, notáveis na composição da marcenaria com o mobiliário e na iluminação estrategicamente projetada para, além de iluminar a área de trabalho da cozinha, também valorizar os itens expostos nas prateleiras.

Arquitetura: Teka Mesquita – @tekamesquita.arquitetura