04/02/2021 — Texto: a4&holofote comunicação | Fotos: Divulgação

Deca traz novos cenários para este ambiente tão vivo da casa em ambientes que integraram a edição 2020 de JANELAS CASACOR pelo Brasil.

Espaços de criação, reflexão, interação. As cozinhas foram ampliando sua função de integração com o nosso eu e com o outro ao longo dos anos e, neste período tão delicado na vida humana, ajudou a nutrir mente e corpo com o cuidado que tanto se necessita. Assim, a praticidade, a segurança no preparo e higienização dos alimentos, além da funcionalidade aliada a estética, se tornaram parceiros importantes no dia a dia de quem fez do ato de cozinhar um momento de novas experiências.

JANELAS CASACOR BAHIA

O escritório GAM Arquitetos abordou o morar com qualidade, aconchego e praticidade sob uma nova perspectiva no Studio Versa. Nele, um apartamento com corte longitudinal no centro divide o projeto em dois polos, de forma que o visitante se sinta abraçado pelo espaço e possa se projetar em cada detalhe do ambiente. (Foto Gabriela Daltro)

JANELAS CASACOR BRASILIA

As arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende da Lez Arquitetura criaram o wine bar Espaço Hygge + BRB Card, ambiente pensado para este momento de respiro na nova rotina gerada pela quarentena. Um local de passagem com potencial de intensificar a sensação de acolhimento a partir do uso das cores, texturas e iluminação. (Foto Edgard Cesar)

JANELAS CASACOR CEARÁ

Beatriz Miranda traz para o ambiente Sabores da Vida uma proposta maior do que o preparo de alimentos. A cozinha, espaço central da casa, ganhou mais calor humano com a maior convivência, troca de experiências e união familiar. O ambiente, integrado à casa de forma aconchegante, traz acabamentos e texturas que promovem acolhimento. O design está presente no mobiliário que acomoda objetos pessoais e de cozinha e abraça a geladeira, na bancada da pia e no cantinho de refeições. (Foto Esdras Guimarães)

JANELAS CASACOR ESPÍRITO SANTO

Leticia Finamore assina o Coração da Casa, um espaço multifuncional que representa o centro de um refúgio para receber, trabalhar, se conectar e até mesmo descobrir novos talentos. Assim, os ambientes de living, relax, gourmet, home office, por meio de escolhas de materiais naturais com texturas diferenciadas, demandam emoções, percepções e sensações, e traduzem o conceito do minimalismo.

JANELAS CASACOR MINAS GERAIS

A Cozinha do Barista de Cynthia Silva e Estúdio Mineral, espaço que pode ser usado para uma série de conteúdos sobre a gastronomia e o café, reflete a identidade da cozinha mineira, fazendo um resgate de sua história a partir de uma leitura contemporânea. (Foto Jomar Bragança)

Paula Guimaraes retrata no espaço Viva Cozinha, um lugar onde as pessoas podem redescobrir prazeres possíveis durante a quarentena. Nele, a vivacidade pulsante aguça os sentidos e oferece acolhimento. (Foto Jomar Bragança)

JANELAS CASACOR PERNAMBUCO

O que muda hoje na visão do espaço que nos abriga? Quais as nossas reais necessidades? Para responder a estas perguntas, Nejaim Azevedo criou o STUDIO VIVIX, um espaço que acolhe, abriga e protege das tempestades do céu e da vida. (Foto PH Nunes)

JANELAS CASACOR RIBEIRÃO PRETO

Ana Paula Guimaraes e Thiago Manarelli assinam a Estação Gourmet Deca. A dupla propõe uma reflexão sobre o que a cozinha representa nas casas, com cheiros, sabores e carinho. O espaço evidencia aquele que alimenta não só com as refeições, mas também com o afeto. (Foto Felipe Araújo)

JANELAS CASACOR SANTA CATARINA

Em busca de maior claridade e luminosidade no interior da casa, Natalia Xavier apostou no estilo escandinavo, com uso de elementos funcionais e básicos na Cozinha Nórdica Deca. O ambiente se destaca pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo, com uma paleta de cores neutras como branco, tons de cinza e bege, além da madeira. O espaço representa os valores da frase “menos é mais”, emprestada de Mies van der Rohe.

Na Casa Freijó, de Michael Zanghelini, o conforto e as tonalidades do freijó natural dominam o espaço, que é todo revestido de madeira e recheado de memória e arte. Sensorial, foi pensada para desacelerar, como em um encontro com a tranquilidade da natureza em suas texturas e cores.

JANELAS CASACOR SÃO PAULO

O espaço Simplicidade de Brunete Fraccaroli é uma cozinha de estar integrada, marcada pelo minimalismo e funcionalidade. Envolvida pelas nuances do branco, formas e texturas suaves, traz um sofá que integra uma área de convivência para receber amigos. (Foto Salvador Cordaro)

No Espaço Sagrado, de Claudia Alionis, o ambiente é dividido em hall de entrada e cozinha. Nele, o convite para purificação acontece a cada chegada. O neon com o escrito “Purifique sua Alma” incentiva os visitantes a pensar sobre a necessidade de deixarmos todas as energias negativas para o lado de fora, retirando toda a “sujeira” da nossa aura para, então, alcançarmos mais leveza e equilíbrio. (Foto Salvador Cordaro)

Érica Salguero apresenta o Tempero da Vida, espaço que traz uma reflexão sobre o novo morar com uma cozinha gourmet montada no interior de um contêiner. Compacto e com design moderno, o ambiente foi projetado para uma família tradicional que preza pelo conforto e comunhão. (Foto Salvador Cordaro)

O projeto “Pra que mais?” de João Armentano foi pensado para os dias atuais, onde as pessoas precisam mais do que conforto, segurança e comodidade da sua casa, necessitam também que a moradia traga versatilidade para adaptar-se conjuntamente ao trabalho e aos novos modos de viver. Assim, na proposta de espaço contemporâneo, conciso e muito bem organizado, cada escolha foi idealizada para o amplo conceito que o “morar” exige hoje. (Foto Salvador Cordaro)

O projeto Cozinha Canvas Deca, de Murilo Lomas, parte de uma premissa muito simples e objetiva: aplicar soluções variadas dentro de uma seleção de materiais enxuta e bem definida, fazendo uso criativo e inteligente. Nesse projeto, o frescor vem justamente de experimentar as possibilidades inovadoras de um mesmo material, valorizando suas características. (Foto Rômulo Fialdini)

 

Os espaços apresentados em diferentes cidades pelo Brasil podem ser conferidos por meio de visitas virtuais guiadas pelo autor de cada projeto, no hotsite Janelas CASACOR https://www.janelascasacor.com