Projeto prioriza a natureza e a vista privilegiada para o Parque Ibirapuera, em harmonia com o design brasileiro no décor

O apartamento de 201m², localizado com vista para o parque Ibirapuera, em São Paulo, recebeu um projeto de interiores que reflete o gosto dos proprietários pela natureza e pelo estilo contemporâneo. A arquiteta Carol Gonçalves, do escritório Tatu Arquitetura, buscou criar espaços aconchegantes e personalizados, usando plantas e quadros de paisagens do artista Melo Bastos como elementos decorativos. As cores e as texturas dos materiais escolhidos entram em harmonia com o verde da vista externa e criam uma atmosfera de tranquilidade e bem-estar.

As salas de estar e de jantar foram integradas com a varanda, criando um espaço amplo e convidativo para receber os amigos e apreciar a paisagem. Para garantir o conforto acústico, foi instalada manta de lã de rocha entre o forro e a laje e manta de lã de vidro na parede entre a sala e o quarto. O verde predominante na parede, nas plantas e na decoração remete à natureza e harmoniza com a madeira natural freijó, usada em vários elementos como o mobiliário, as portas, as ripas do teto e a viga que separa a varanda da sala e o home theater.

O mobiliário com formato orgânico se destaca pela mesa de jantar com tampo de pedra, Quartzite Crystal Maestro, o espelho cheio de curvas e o tapete todo desenhado pela arquiteta. As poltronas giratórias permitem que os moradores possam se voltar para fora, num momento de descanso, ou para dentro, para interagir com os demais espaços. Os elementos decorativos foram adquiridos, em sua maioria, em viagens da família. O Pau-Brasil, árvore existente no condomínio, entra no apartamento e traz mais um toque de brasilidade.

Na varanda, um cantinho de descanso foi criado com uma poltrona de balanço e muitas plantas, como a famosa orelha de elefante, a jasmim manga, a clusia variegata e as marantas. As amplas janelas permitem a entrada de luz natural e ventilação, além de integrar o ambiente com o exterior. O espaço gourmet conta com uma adega para vinhos e café – duas paixões dos moradores, com um mobiliário planejado para expor as taças e um vaso com a árvore da felicidade na entrada da cozinha. A cozinha e a copa também foram integradas, seguindo uma linha clean e cinza, com uma luminária em formas sinuosas, eletrodomésticos embutidos e armários funcionais.

Na área intima do apartamento foram feitas algumas mudanças na planta original, como a ampliação do quarto de casal, que passou a integrar os espaços de closet e home office, na decoração, foram utilizados elementos que valorizam a personalidade e o estilo dos moradores, como o papel de parede na cabeceira da cama e no lado oposto a ela, que traz um toque de sofisticação e aconchego ao ambiente. Em uma das paredes do quarto, um quadro que pertenceu a gerações da família dos moradores foi colocado como um destaque, mostrando a importância da história e da memória afetiva. Além disso, o segundo quarto foi transformado em um escritório. E o terceiro quarto, do filho único do casal, contém objetos pessoais e é extremamente acolhedor para recebê-lo quando ele visita o Brasil.

Nos banheiros, foram instalados espelhos camarim e espelhos articuláveis, que proporcionam mais praticidade e iluminação adequada para as atividades diárias. Todo o apartamento possui automação, desde a iluminação até as persianas, para facilitar o dia a dia dos moradores e garantir mais conforto e segurança.

Projeto: Tatu Arquitetura – @tatuarquitetura