Apartamento com linhas curvas, de 675 m², em São Paulo, passa por reforma para receber jovem casal antenado em arq&decor

O apartamento de 675 m², situado no coração da Vila Nova Conceição, em São Paulo, passou por uma reforma completa para receber um jovem casal atento às novidades do mercado de arquitetura e design.

Localizado em um prédio com mais de 30 anos, o espaço teve 40% da planta inicial modificada para atender as necessidades dos clientes. O principal desejo foi a total integração entre living e home-theather, sala de jantar e espaço gourmet, sem comprometer a circulação e nem sobrecarregar o layout com muitas peças. Para isso, contaram com a ajuda da arquiteta Andrea Balastreire.

Diante desse contexto, no living home-theather está um dos grandes destaques do projeto. Os clientes sonhavam com uma adega no apartamento e a solução encontrada pela arquiteta para manter o layout fluído foi adequar o compartimento de bebidas no mesmo espaço do home-theater. Dessa forma, foi possível manter um amplo espaço de circulação e a vista de 360° da cidade de São Paulo.

O uso de um fundo neutro e alguns pontos de cor foi pensado para manter esse espaço com estilo arrojado, clean e contemporâneo. O piso cimentício na área social foi usado em composição com os painéis em madeira freijó para que não ficasse um ambiente tão frio. Um dos pontos altos do espaço é a lareira revestida com um Neolith Sahara Noir.

Antenados no universo Arq&Decor, os clientes optaram por mobiliários de design para compor o ambiente. O living conta com poltronas altas de Oscar Niemeyer e do Don’do, da Frau. Além dessas peças, obras de arte de Tomie Ohtake complementam a decoração do espaço.

A cozinha antiga era bastante angular, por isso foi necessário mexer em todas as paredes. Neste espaço o maior desafio foi o cuidado com a disposição do mobiliário para não comprometer a circulação. Conforme o desejo dos clientes, foi executada uma ilha, que funciona também como um ponto de cor no ambiente, e uma copa com mesa redonda e 4 cadeiras.

A iluminação, executada pela Labluz, foi pontuada por meio do layout e de algumas paredes e peças. No living, por exemplo, ela seguiu as grelhas de ar-condicionado para que ficasse o mais leve e discreta possível.

Ricardo Pessuto é quem assina o paisagismo, criado com base nas linhas curvas presentes na arquitetura do prédio. A escolha de espécies aromáticas foi um dos desejos dos clientes, que foi atendido por meio da criação de uma horta vertical executada em floreiras ajustadas à parede no mesmo tom da poltrona Dondo. Como destaque do projeto de paisagismo temos os cachepôs de criação autoral de Ricardo Pessuto.

Arquiteta Andrea Balastreire – @andreabalastreire.arquitetura