05/10/2017 — Texto: Q!Notícia

Os trabalhos poderão ser visitados todos os dias, das 9h às 18h, na Administração do Residencial Saint Patrick. Na compra de um lote, o visitante ganhará o projeto!

A Mostra

Com realização da Guarda Empreendimentos e participação de Paulo Ruivo, a iniciativa da exposição surgiu da ideia de evidenciar o trabalho arquitetônico voltado para a finalidade funcional, que é morar bem, sem deixar de lado os aspectos conceituais, como: estética, design e tecnologia. Até fevereiro de 2018, o visitante que adquirir um lote no Residencial Saint Patrick, direto com a empreendedora, será presenteado com o projeto de um arquiteto que participou da Mostra. O comprador poderá escolher o profissional dentre os 30 participantes.

O Residencial

O Residencial Saint Patrick reúne 400 lotes amplos a partir de 1.000 m², em uma área privilegiada de 800 mil m², cercada pelo verde.

As espécies de árvores nativas e as nascentes foram mantidas no local, que também contempla sistema de segurança, com monitoramento e controle de acesso 24 horas, rede de telefonia própria (FTTH), pistas de caminhada, lagos, bosques, pomares, espaços fitness interno e externo, quadras esportivas, playground e outros, totalizando 12 opções de lazer.

André Ribeiro e Dante Cavassa Pimentel

O lote em desnível na esquina propiciou aos arquitetos a otimização da área disponível, sem perder o charme e o aconchego que o condomínio proporciona aos seus residentes. Os dois volumes, aparentemente deslizantes, permitem vistas tanto para o bosque defronte ao lote quanto para a área de lazer. As áreas social e íntima são independentes, interligadas apenas por uma escada de pisada longa e perfil metálico aparente. No térreo estão hall de entrada, salas de estar, jantar, gourmet, churrasqueira, academia e home theater, todos separados por grandes esquadrias que revelam a beleza da piscina com prainha e uma raia para treinamento mais deck e lounge com lareira ao ar livre.

Angelo Dutra

É uma residência que valoriza o descanso, pois o terreno onde se construirá está situado em frente a uma reserva natural, o que garante a seus moradores uma vista magnífica a partir de suas varandas. Possui uma área social grande e seu subsolo é um playground para adultos, com jogos, home theater e toda a garagem voltada para a integração, onde estão todos os “brinquedos” do proprietário. O pavimento superior é marcado pelas cinco suítes, concentrando toda a ala íntima da casa. No pavimento térreo, a área gourmet e a cozinha estão integradas. O living é moderno e contemporâneo, sendo que a casa possibilita uma visualização geral de qualquer ponto em que esteja o morador.

Aquino Arquitetos

Localizado em uma das áreas mais nobres do condomínio, o terreno se destaca por sua topografia em aclive e pela vista privilegiada do residencial. A estrutura foi definida em dois níveis, ambos simples e lineares, com os pavimentos visivelmente marcados pelos seus acessos. No térreo, foram posicionados os dormitórios, a sala de estar e a garagem, todos compostos por formas simples e poucas cores, fazendo com que os detalhes se sobressaiam aos olhos do observador. O piso inferior foi destinado às áreas de lazer, tais como: sala de jantar, home theater, espaço gourmet e piscina. Cada ambiente foi projetado e decorado tendo como principal objetivo o bem-estar do usuário.

Galan & Machado de Araujo Arquitetos Associados

Uma casa aberta, prática e funcional que interliga os ambientes e valoriza as áreas social e de lazer. Buscou-se preservar as curvas naturais do terreno em aclive, fazendo com que fosse modificado o mínimo possível. Utilizou-se a mistura de materiais, como madeira, pedra e acabamentos nobres, para valorizar a fachada e os ambientes internos. Conta com quatro suítes e um roupeiro no pavimento superior e, no pavimento térreo, possui garagem coberta para dois veículos, salas de estar, TV e jantar, cozinha, área de serviço, depósito, banho de serviço, lavabo, área gourmet com espaço de convivência, banho do gourmet e piscina.

Geraldo e Fernanda Caiuby

O terreno foi cuidadosamente escolhido para que se tivesse grande aproveitamento do fator insolação e pudesse desfrutar, ao máximo, da paisagem do residencial, com suas áreas verdes, vales e lagos. A sugestão para a ocupação da área de pouco mais de 1.000 m² é uma residência de 470 m², em dois pavimentos com três suítes, sendo uma máster para o casal e outras duas, para filhos ou hóspedes. A ala de dormitórios, no pavimento superior, segue rigorosamente a melhor orientação insolação. Neste mesmo pavimento, há um estar íntimo com excelente visão para a paisagem. O térreo se desenvolve a partir do nível médio do alinhamento predial do terreno, tendo o acesso social em destaque com caixilhos em vidro, ladeando uma imponente porta de entrada em madeira. Um abrigo para três veículos completa a frente da construção.

Marcelo Navarro

A residência foi projetada para se adaptar à topografia do terreno, proporcionando uma integração harmônica com a paisagem local. Design contemporâneo, linhas retas e materiais sustentáveis são as características marcantes. A piscina é a grande atração, suspensa e projetada na fachada do terreno, com formas sinuosas. Composta em dois pavimentos, todos os ambientes foram projetados de forma a usufruir de iluminação e ventilação natural e, ainda, tirar partido da área verde do condomínio, por meio da transparência de grandes panos de vidro. O pavimento térreo todo se comunica, destacando-se a sala de estar com pé-direito duplo. No pavimento superior ficam as áreas íntimas, sendo quatro suítes com varandas, protegidas por painéis ripados de madeiras de reflorestamento, que conferem total privacidade aos ambientes.

Rodrigo Latorre

No terreno de, aproximadamente, 1.400 m², projetou-se uma residência de 500 m². Partindo do propósito de ter uma casa funcional e integrada, a escolha foi por uma casa térrea. O espaço gourmet ocupa o maior espaço, com 80 m². O gourmet integra-se ao living, por meio de painéis de correr e os dois ambientes estão virados para a fachada Norte, onde estão a piscina e a área de lazer. O estilo arquitetônico adotado é o contemporâneo, prevalecendo os volumes puros e retos e grandes panos de vidros, mas, em contrapartida, também o uso de materiais rústicos e naturais, como pedra concreto e as cores em tons mais escuros, tornando a arquitetura mais diluída à paisagem natural.

Viviane Projetos

A escolha do terreno iniciou-se com a busca pelo conforto, pela privacidade, praticidade e integração do interior com o exterior, por meio da beleza natural. Terreno em declive, propiciando não haver interferências construtivas que dificultassem os objetivos traçados. Associado a isso, um terreno de custo menor, para que o investimento permaneça dentro dos parâmetros atuais. A arquitetura foi desenvolvida em platôs, com contenções que não ultrapassam dois metros de altura e, dessa forma, o projeto foi segmentado com: nível garagem, nível privativo (dormitórios), nível área comum (deck com piscina, sala de estar e jantar, cozinha gourmet e home office) e nível home (sala de cinema). Esses ambientes foram todos projetados para usufruir da vista panorâmica e da luz natural.

Profissionais participantes da Mostra de Arquitetura Saint Patrick

1112 Arquitetura e Design (Natália Moratta e Luciano Fonseca)
Ana Andrézia
André Ribeiro e Dante Cavassa Pimentel
Angelo Dutra
Aquino Arquitetos (Rafael de Aquino e Michela de Aquino)
Cláudia Ferreira
CLM+Arquitetos (Fábio Laham)
Débora Belli
Delmino de Souza Junior
Eduardo Rodrigues
Estúdio Ikê (Eri Ramos)
Fabricio Campanholi
Flavia Chagas
Galan e Machado de Araujo (André Galan e Adriana Machado de Araujo)
Galpão Design (Julia Cossermelli e Beatriz Cordeiro)
Geraldo Caiuby e Fernanda Caiuby
Gustavo Simoneti e Cláudia Simoneti
Isabela Notaro
Manià Arquitetura (Leo Giacomo, Flavia Carpinter e Caio Oue)
Marcelo Navarro
Márcio Pedrico
Rafaela Lira
Renato Souza
Ricardo Bandeira e Márcia Leitão
Rodrigo Latorre
Silvia Mora
studioRIO arquitetura+design (Larissa Soares e Rina Gallo)
Viviane Projetos (Andressa Alfonsi, Viviane Carvalho e Maria Augusta Temple)
Wender Vieira e Paula Félix
Yossano Gonzales Arquitetos Associados (Marcos Gonzales e Priscila Yossano)


Mostra de Arquitetura Saint Patrick:
De agosto de 2017 a fevereiro de 2018, todos os dias, das 9h às 18h

Local do evento:
Administração do Residencial Saint Patrick
Rodovia Raposo Tavares, km 108

Contato:
(15) 3217-3955
www.facebook.com/residsaintpatrick

Saiba mais