15/11/2017 — Texto: Divulgação | Fotos: Fernando Willadino

O Shopping Casa & Design expõe em Florianópolis projetos de profissionais renomados e promove uma série de palestras gratuitas.

O bem-estar proporcionado por um belo jardim ou pela presença de plantas em casa é um desejo que muitos têm, mas que poucos sabem como manter. Para ajudar quem está a fim de trazer um pouco da natureza para o conforto do lar, o Shopping Casa & Design sedia a inédita Mostra Jardim Décor, que acontece até 18 de novembro, em Florianópolis.

São sete projetos de paisagismo, assinados por renomados profissionais do setor, além de uma série de palestras e oficinas gratuitas para quem quer arregaçar as mangas e, literalmente, colocar a mão na terra.

Tecnologia, soluções ambientalmente corretas e muito verde dominam os espaços criados pela arquiteta e paisagista Ana Trevisan, os engenheiros agrônomos e paisagistas Cláudio Saladini Vieira e Francelle França e o paisagista Murilo Leite.

Ana participa da mostra com dois projetos: um na área externa, que convida ao relaxamento e a contemplação; no outro, mais ousado, a arquiteta e paisagista mistura suas habilidades e cria a Biophylia – nome da pequena “floresta de estar”, composta por plantas, móveis, peças de design e obras de arte. Para montar a cena inspirada na riqueza da vegetação tropical, a profissional convidou o duo O Tropicalista, formado pelos artistas plásticos Marco D. Julio e Marcelo Fialho, que emprestam para o espaço uma de suas criações exclusivas, o papel de parede de lírio.

O incentivo a ocupação dos espaços públicos e o cultivo dos alimentos são a pegada de Cláudio Saladini. Conhecido por apresentar em duas mostras de decoração seus agora famosos jardins-hortas, o engenheiro agrônomo recriou um parklet para o Jardim Décor. Mas ao invés de plantas, as floreiras são ocupadas por berinjelas, tomatinhos cereja, manjericão, pimenta e outras hortaliças. O parklet, espécie de mini-praça construída em vagas que seriam destinadas aos carros, é uma alternativa eficaz para as áreas desprovidas de espaços de convívio. Saladini assina ainda um gazebo no interior da mostra.

A sustentabilidade aliada a tecnologia estão presentes no projeto de Murilo Leite. O paisagista criou um jardim vertical com uma variedade de plantas, que podem ser irrigadas por um mecanismo totalmente automatizado. Além de não desperdiçar água, o processo pode ser controlado remotamente. Um jardim de convivência, totalmente florido, é a colaboração de Francelle para a exposição. A revitalização da praça do Shopping Casa & Design leva a assinatura da paisagista, que também criou um cantinho de estar na parte externa do evento.

“A ideia de criarmos um evento com este perfil é uma tentativa de chamar a atenção para a reconexão com a natureza e também de dar para a cidade algo que não costuma acontecer com frequência – uma mostra exclusivamente dedicada ao paisagismo e jardinagem”, explica o diretor do shopping, Celso Furtado de Mendonça.

Oficinas e produtos à venda

Além dos projetos abertos à visitação pública, diariamente ocorrerão talks e oficinas gratuitas no estilo “faça você mesmo”. Os participantes aprenderão a criar seus próprios arranjos florais, montar terrários, cuidar de plantas específicas, como orquídeas e bonsais, cultivar uma horta orgânica, escolher plantas adequadas para decorar a casa, entre outras habilidades. Para participar é necessário a inscrição pelo link.

Serviço

Mostra Jardim Décor
Quando: de 07 a 18 de novembro de 2017
Onde: Shopping Casa & Design
Endereço: Rod. SC 401, 4850 | Saco Grande II | Florianópolis | SC
Informações: www.facebook.com