26/06/2018 — Texto: Divulgação | Fotos: Fernando Willadino

A mostra que ocorre na cidade Rio do Sul, em Santa Catarina, apresenta ambientes que representam a diversidade nacional.

A Mostra de Decoração Brasil Brasileiro, organizada pela Dezka Interiores, reúne seis ambientes que representam a diversidade nacional. Cinco deles foram inspirados em regiões do país: Sul do Brasil, Calor do Nordeste, Centro-Oeste Pantanal, Norte Amazônia e Sudeste Urbano. O último espaço é uma homenagem ao famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

O evento, que se destaca por ser a primeira mostra de decoração do Alto Vale do Itajaí, possui como objetivo trazer para Rio do Sul características de diversas partes do Brasil. Além disso, tem o propósito de apresentar novidades de arquitetura e decoração ao público.

Os ambientes são assinados por nove arquitetas que atuam em Santa Catarina. Ao todo, participam seis escritórios reconhecidos na região de Rio do Sul. A expectativa é que sejam realizadas outras edições do evento e que ele cresça ao longo dos anos.

A Mostra de Decoração Brasil Brasileiro ocorre até o dia 14 de julho, na loja Dezka Interiores de Rio do Sul. O evento está aberto a visitas de segunda a sábado, com entrada gratuita.

Região Norte — Jerusa Bracello

O living da arquiteta Jerusa Bracello foi inspirado na Amazônia, Região Norte. “Foi um desafio porque esse tema foge um pouco do que estou acostumada a criar, meus projetos têm sempre estilos mais modernos, clássicos e uma mistura deles também”, diz Jerusa. A proposta foi trazer a lembrança indígena que é bem forte na região da Amazônia. Foram pensados em vários detalhes importantes nesse espaço, mas dois deles criaram um efeito incrível no ambiente, que é a tela de uma índia bem colorida, que chama a atenção logo ao entrar no ambiente, e os vários pendentes artesanais, onde a arquiteta criou essa luminária proporcionando um incrível efeito de luz no espaço.

Região Nordeste — Bianca e Barbara Lehmkuhl

A paleta de cores do sertão foi o elemento base para o projeto de Bianca e Barbara Lehmkuhl, assim como sua arquitetura e sua simplicidade. Elas imaginaram como morador um homem que gosta de ler, escrever e de memórias, representados por livros, pela máquina de escrever e pelo chapéu de cangaceiro, que é o elemento que remete a suas origens, que faz parte da sua história. “Os dourados entraram para evidenciar este clima mais quente, de pôr do sol do sertão”, completam as arquitetas. “Outras cores como o azul fazem parte da nossa paleta e além de ser uma cor oposta aos tons terrosos, nos remetem ao céu azul do sertão” finalizam.

Região Centro Oeste — Espaço do Traço — Vanessa Faller e Maíra Queiroz

A sala de jantar, projetada pelas arquitetas do Espaço do Traço, possui um design inspirado no Pantanal. Segundo Vanessa, o objetivo do projeto foi mesclar a rusticidade da região com itens contemporâneos. As cores escolhidas para constituir o décor correspondem a elementos da região. O verde remete à flora local e o azul ao período de cheias. Os veios do mármore marrom imperador da mesa também fazem alusão à imagem do Pantanal alagado. Os quadros em preto e branco trazem fotografias de animais típicos do bioma, como o jacaré e a onça-pintada. “Os pendentes Gaivota sobre a mesa de jantar foram escolhidos porque lembram uma revoada de tuiuiús, ave símbolo do Pantanal”, explica Maíra. As cadeiras Platner verdes fazem referência às plantas aquáticas que possuem formato arredondado, como a vitória-régia.

Região Sudeste — Eliane Castro

A região mais urbana do país está representada no ambiente da arquiteta Eliane Castro, um living confortável e com características singulares, que remetem ao Sudeste brasileiro. Um ambiente todo voltado ao modernismo, composto por madeira natural, couro e ferro, uma linha que remete ao estilo industrial e que traz ainda peças que nunca saem de moda. “O projeto foi pensado sobre uma região bem urbana, trazendo referências contemporâneas, mas valorizando peças ícones do design”, destaca a arquiteta, ao ressaltar que em todo o ambiente prevalece o conforto e o aconchego.

Região Sul — Débora Nardelli

Na sala de jantar, ambiente que representa a Região Sul, a arquiteta Débora Nardelli aderiu um conceito clássico, elegante e envolvente, e correlacionou a decoração do espaço às famosas Serras Gaúchas e Catarinenses, onde o destaque fica para o aconchego das peles, do couro e da lareira. Um resgate à colonização europeia também entrou em cena, com quadros e telas que remetem a Europa. A decoração com limões sicilianos nos faz viajar por um instante às Cantinas Italianas. Detalhes de decoração com vinhos, adegas e espumantes, o espaço caracteriza as vinícolas italianas, que tem como principal cartão postal e turismo em cidades da Região Sul.

Espaço Oscar Niemeyer — Ideal Arquitetura — Liége e Priscila Pinheiro

Com a premissa de homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, as arquitetas Liége e Priscila Pinheiro projetaram um home theater inusitado, que foge do óbvio e ousa nos detalhes. Uma base monocromática, observada nos edifícios projetados Niemeyer, foi o pano de fundo do espaço. Painéis em MDF preto e a lareira em mármore branco Paraná são a base do ambiente. As linhas geométricas são observadas nestes e também nos tapetes que fazem composição e dão destaque as principais peças que compõem o mobiliário. A chaise integrada com sofá é o destaque no espaço. A cor Marsala foi escolhida para esta peça, criando um clima alegre e ao mesmo tempo aconchegante. Para finalizar, um painel com um grande ícone do mestre, o Palácio da Alvorada e a sua Capela compõem um cantinho especial do ambiente, com destaque para a Poltrona Alvorada, com linhas inspiradas nesta obra.

Serviço:

Mostra de Decoração Brasil Brasileiro
Data: até 14 de julho de 2018
Local: Dezka Interiores
Endereço: Al. Aristiliano Ramos, 1018 | Centro | Rio do Sul | SC
Mais informações: 47 3521.9810
www.facebook.com/dezkainteriores