06/08/2018 — Texto: LSchuback Assessoria de Imprensa | Fotos: Denilson Machado – MCA Estúdio

Com vista panorâmica para a Lagoa da Tijuca, evento acontece em novo local no CasaShopping.

O evento de decoração Morar Mais por menos — o chique que cabe no bolso estreou em novo endereço no dia 3 agosto, onde fica em exposição até o dia 9 de setembro: a locação da 15ª edição do Morar Mais será em um espaço de 2ooo m² dentro do CasaShopping, na área de expansão, com vista panorâmica para a Lagoa da Tijuca.

São 50 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores que apresentam novidades do mercado de arquitetura e decoração, lançamentos, ideias, inspirações e novos usos de materiais do cotidiano para compor quartos, salas, cozinhas, banheiros e até apartamentos completos.

Confira alguns dos espaços da mostra:

Estar da Casa — Patricia Fiuza

O Estar da Casa é um espaço inspirado nas mulheres, de 60 m², aconchegante e sofisticado, evidenciando o estilo de uma mulher contemporânea e atemporal. O piso em madeira é replicado em uma das paredes, formando um “L”, enquanto as demais paredes e o teto tem a textura de cimento, criando um contraste na composição. A decoração traz detalhes em cinza, branco, bege, verde e rosa, além do tom de madeira clara, que remetem ao equilíbrio e harmonia buscados no projeto.

Novos Talentos Brasileiros | Design e Arte — Chris Bernardes

A exposição ocupa um espaço de 120 m², onde as peças estão expostas sobre módulos quadrados com diferentes alturas e diversos tons de cinza, formando, no piso, uma espécie de tetris em degradê monocromático. O clima lúdico ganha o reforço da revoada de pássaros aramados pendentes, em tons quentes, como que convidando os visitantes a embarcarem numa viagem de criatividade e inovação. Para destacar as peças, luminárias pendentes com cúpulas produzidas a partir de extintores de incêndio cortados ao meio, no melhor estilo upcycling.

Espaço Boas-Vindas CasaShopping — Edgard Octavio, Edith Farjala, Raulk Barbosa e Andrea Falchi

O projeto tem a intenção de dar boas-vindas aos visitantes, num ambiente descontraído e com estilo carioca de ser. Não faltam conforto, charme e requinte neste espaço, além de soluções de baixo custo, como a madeira pinus usada em quase todo o ambiente, com tratamento especial e pintura mais lavada, deixando em destaque os nós da madeira e valorizando o acabamento rústico. Também foi usado um mix de papéis de parede, garimpados em promoções, para criar uma composição descolada.

Sala e Cozinha do Casal — Erika Natario Meirelles

A base para o processo criativo deste espaço foi proporcionar para as pessoas um ambiente que fosse bonito, aconchegante, funcional e que tivesse um orçamento acessível. Para alcançar esse resultado, foram escolhidos texturas, cores e materiais que combinassem de forma harmoniosa. Um dos destaques é a utilização de materiais inusitados, como rolos de papelão na adega e a cortiça como revestimento das portas de correr.

Quarto da Empreendedora — Millena Miranda e Beatryz Cordeiro

O espaço, que reúne as funções de quarto e escritório em casa, foi pensado para uma jovem empreendedora em início de carreira. Para baratear o custo do mobiliário, a penteadeira e o roupeiro foram feitos em serralheria, bem como a arandela com estrutura em ferro e iluminação em LED, que cria um efeito escultórico na parede e é uma alternativa mais acessível e sustentável ao neon. O piso vinílico aplicado na paginação de espinha de peixe, mais refinada, faz um contraste com a parede de concreto aparente, que dá um toque do estilo industrial ao ambiente.

Quarto da Filha — Camila Saavedra e Larissa Mogilewsky

O quarto foi pensado para uma garota jovem, feminina e descolada, apresentando um ambiente bem setorizado, sem excessos e democrático, que alcança um efeito estético e funcional. Materiais reutilizados, sustentáveis e de fácil manutenção compõem a base deste projeto, provando que para ser bonito, não precisa ser caro.

Sala Multifuncional do Carioca — Avner Posner

A Sala Multifuncional do Carioca, com 15 m², abusa de soluções simples e bom gosto para tornar versátil e prático o cotidiano agitado de quem busca conforto e funcionalidade em ambientes reduzidos.

Quarto da Menina que ama Livros — Fatima Berge, Luciana Lima e Eduardo Pinto

O espaço aposta no visual vintage dos antigos livros de histórias, investindo no imaginário subjetivo da fantasia literária. Para isso, recorreu-se à memória afetiva que antigos móveis e objetos resgatam. A reciclagem e customização desse mobiliário são soluções sustentáveis, bem como o processo artesanal das almofadas, roupas de cama, marcenaria e tendinha, que também atendem ao conceito da decoração solidária. A pintura especial nas paredes, que usa fibras de algodão recicladas, imprime um aspecto envelhecido que combina com o clima de contos de fadas idealizado para o quarto.

Banheiro das Meninas — Fatima Berge, Luciana Lima e Eduardo Pinto

O banheiro é uma continuação do quarto. Foram usados os mesmos revestimentos, exceto na área molhada, onde foi aplicada uma cerâmica hexagonal, desenvolvendo um tema que faz referência a colmeias e abelhas de forma sutil. O jardim vertical de suculentas traz o frescor do verde para o ambiente. É um espaço que cria identificação com a criança, mas sem ser infantilizado, pois foi projetado de forma que acompanhe seu crescimento.

Sala da Artista — Andrea Riccio

Aconchegante e arrojado, o espaço foi idealizado para criar uma atmosfera em que a arte flua naturalmente, valorizando as obras artísticas com uso de materiais sustentáveis e econômicos.

Galeria de Arte — Hélio Martins e Marcele Garcia

O espaço reproduz uma galeria de arte em que todo o destaque é dado em respeito à obra do artista. O visitante poderá contemplar um quadro de grandes dimensões de Walter Goldfarb e duas esculturas de aço corten de Marcelo Caldas, da Almacén Galeria.

Sala de Banho — David Luiz e Elaine Generoso

O projeto foi pensado para um casal que busca praticidade e autonomia no dia a dia, apresentando um ambiente personalizado com chuveiros e cuba duplas para maior comodidade e conforto. Foram usados materiais reutilizados sem perder a sofisticação, além de tonalidades neutras e madeira, que conferem uma atmosfera de acolhimento e bem-estar ao espaço.

Sala da Primavera — Livia Quintella

O espaço foi inspirado nas flores e na primavera, época em que florescem. O rosa queimado é a cor predominante no ambiente, conferindo um ar romântico, e no teto foi usado o azul, remetendo ao céu. O mobiliário foi trabalhado em cores claras e as prateleiras foram feitas com blocos de concreto, podendo ser usadas como banco ou para acolher objetos decorativos.

Espaço Serra — Laura Taquechel e Cora Mader

Um refúgio para parar o tempo e as preocupações cotidianas, onde cor, textura e iluminação tem papel fundamental. Entre as soluções mais por menos, estão o mobiliário principal em chapas de compensado cru, a decoração feita com objetos afetivos — livros, discos e objetos no estilo “faça você mesmo” — e a iluminação geral desenvolvida apenas com lâmpadas tubulares LED.

Espaço Casa & Vídeo — Danielle Boggiss

O espaço Casa & Vídeo mostra que é possível viver com conforto em 36 m². Sem abrir mão da elegância, apresenta soluções para o dia-a-dia no lar, com versatilidade, bom gosto e qualidade. Para aumentar a visibilidade do produto e o potencial da marca, foi utilizado um mobiliário neutro em um ambiente integrado, transmitindo leveza, simplicidade, conforto e aconchego.

Galeria de Arte — Denis de Freitas Lima

O espaço cria a sensação de um fundo infinito para as obras de arte da galeria Dom Quixote, reproduzindo o estilo usado na loja, com paredes pintadas de preto com tinta ecológica que não emite toxinas e gases nocivos para a atmosfera. A preocupação ambiental e a preservação das obras foram as premissas da Galeria, que ainda conta com piso em material sintético que reproduz a textura de cimento queimado, uma alternativa mais limpa do que usar o próprio cimento. A iluminação é direcionada sobre as obras de arte, conferindo a elas todo o protagonismo do espaço, com o uso lâmpadas de LED com diodo que não emite luz ultravioleta, garantindo o baixo consumo de energia e também evitando a radiação e desgaste das peças em exposição.

Sala Multifuncional — Kilze Guimarães

Quando se trata do design de interiores não existem regras. Tudo é válido desde que haja bom senso, equilíbrio e proporção. Neste espaço multifuncional, a inovação ficou por conta do baixo custo aliado à consciência e tecnologia. A natureza é tendência e se faz presente. Reciclar e revalidar é o lema para um estilo de vida melhor.

Sala de Convivência — Michele Ferreira e Renata Rodrigues

O projeto foi idealizado para reunir a família e amigos em um ambiente acolhedor. Com soluções de decoração de baixo custo, o ambiente traz elementos que proporcionam conforto visual com cores neutras, texturas e iluminação adequada em harmonia com os móveis de alto valor agregado.

Apartamento Industrial Amoedo — Bárbara Jovem, Camile Bellúcio e Fernanda Lucca

O objetivo do espaço é mostrar para o visitante que ele pode transformar a sua própria casa em um espaço atual, cheio de personalidade e ao mesmo tempo acessível, contando com a Amoedo que oferece todas as soluções no mesmo lugar.

Espaço Light — Thiago Herrera e Carolina Neves

Inspirado na flora e na arquitetura do Rio de Janeiro, o Espaço Light apresenta um ambiente pautado na eficiência energética e construtiva, propondo soluções de reaproveitamento de materiais, como andaime naval e garrafas pet, e recursos que auxiliam na economia de energia. No espaço também será lançada a coleção de tecidos ecológicos Mymba, assinado pelo próprio designer, que faz uma homenagem à fauna brasileira.

Caminho da Arte — Ju Olivetti e Evangelina Campos

Com apenas 8 m², o projeto propõe um cenário denso e arrojado, que visa valorizar as obras de arte expostas em uma base sóbria e elegante, a partir do uso de lâmpadas de LED, tinta à base d’água e MDF na cor preta. Em parceria com a Almacén Galeria, traz um olhar moderno e dinâmico na captação de artistas novos e consagrados, dando espaço à arte nas mais variadas formas.

Sala Multiuso Carioca — Ju Olivetti e Evangelina Campos

O espírito alegre e acolhedor do carioca serviu de inspiração para a concepção deste espaço de convivência. O ambiente apresenta, em 30 m², atividades de lazer e relaxamento, proporcionando a interação e integração tão necessárias para o bem-estar. Tons suaves e secos associados a materiais rústicos e elegantes formam um ambiente acolhedor, sem deixar de lado a tecnologia e seus benefícios.

Miniapê da Mulher Moderna — Cyntia Sabat

Um apartamento compacto desenvolvido para o conforto da moradora, com todos os ambientes integrados e modernos. Projeto desenvolvido com uma marcenaria bem elaborada e total funcionalidade, seja para um dia de trabalho, descanso ou para receber os amigos.

Academia Residencial — Myla Albuquerque

O desafio foi transformar um espaço de apenas 20 m² em uma academia residencial completa e funcional, com aparelhos de última geração. O tom vibrante de azul, que predomina no ambiente, os espelhos e um projeto de iluminação diferenciado criam a atmosfera ideal para quem gosta de se exercitar todos os dias.

Estar da Blogueira — Flavia Campos

O espaço é em homenagem a uma mulher antenada em moda e design, que busca conforto e relaxamento quando está em casa. O efeito monocromático em tons de cinza, no mobiliário, paredes e piso, cria uma atmosfera industrial para o estar e destaca a bela vista da paisagem. A marcenaria em tom de madeira clara aquece e transmite tranquilidade e aconchego ao ambiente.

Banheiro Masculino — Karine Taranto

Com predomínio de cores neutras e boa iluminação, o projeto tem como objetivo conferir conforto e praticidade para o usuário. O revestimento é usado apenas nas áreas molhadas, reduzindo custos, e os puxadores das gavetas, potes da bancada e lixeira, foram feitos artesanalmente em couro, pela própria arquiteta.

Banheiro Feminino — Pablo Rangel e Aline Naue

O Banheiro Feminino tem um estilo jovem, delicado, alegre e contemporâneo. O projeto conciliou baixo custo ao uso de materiais ecologicamente recomendados, com direito a jardim vertical de suculentas e revestimentos cimentícios, alcançando leveza visual, qualidade e bom gosto em um ambiente que preza pelo relaxamento de quem o utiliza.

Loja Kobe — Ana Raquel Ferreira

O projeto apresenta uma decoração barata e impactante, destacando a iluminação como a alma do espaço. Um dos pontos fortes do ambiente são as luminárias feitas artesanalmente em PVC e a pintura nas paredes e teto, nas cores da marca, que destacam ainda mais a decoração.

Café Morar Mais — Rodrigo Rochet

O Café Morar Mais foi pensado para dar destaque ao pé-direito duplo do espaço. Distribuído em dois andares, possui a área da cozinha e atendimento no andar de baixo e uma sala de estar no andar de cima. O design contemporâneo do espaço segue o estilo industrial tanto na sua estrutura quanto no mobiliário escolhido, mesclando elementos reutilizados e customizados na decoração para imprimir mais personalidade ao Café.

Serviço:

15ª Morar Mais por menos Rio
Data: de 3 de agosto a 9 de setembro de 2018
Horário: de terça a domingo, das 12h às 21h
Local: CasaShopping
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2.150, bloco P, 4º piso | Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ
www.morarmais.com.br