10/10/2018 — Texto: LSchuback Assessoria de Imprensa | Fotos: Juliano Colodeti – MCA Estúdio

Transformada em um dos mais charmosos polos criativos do Rio, a antiga Fábrica da Bhering, edificação de seis andares localizada na região portuária da cidade que por muitos anos produziu balas e chocolates, acaba de receber sua primeira mostra de decoração 100% sustentável, no melhor estilo upcycling.

A empreitada é uma iniciativa do casal de designers Igor Moura e Tuani Meirelles, à frente da InSana Design Industrial, cujo ateliê-oficina funciona, desde março deste ano, em um galpão de 150m² dentro da própria fábrica. “Originalmente, o espaço que ocupamos hoje era o estábulo onde ficavam as carroças que transportavam o café Bhering”, conta Igor.

Batizada de Mudar é Preciso, a mostra é um loft residencial totalmente sustentável, com 55m2, montado dentro do galpão e decorado com móveis, luminárias, objetos e obras de arte criados artesanalmente por Igor e Tuani. Todas as peças são produzidas ali mesmo a partir de materiais descartados que a dupla garimpa pessoalmente em antigos estaleiros, ferros-velhos e até em caçambas de lixo.

Coube a um time de sete arquitetos e decoradores a missão de projetar os ambientes que integram esta residência com ares industriais: David Luiz da Silva e Michele Ferreira assinam a sala de estar; Erica Zanatta Cardoso e Hélio Martins, a cozinha; João Velloso e José Oliveira, o quarto e o banheiro; Flávia Lima, o corredor das artes. Além do loft, existe também um café-bar projetado pelos designers da InSana, inspirado nos cafés de Amsterdã e no design de Nova Iorque.

A familiaridade do casal Igor e Tuani com as engrenagens e ferragens da indústria naval vem de longa data, antes de se conhecerem. Graduado em engenharia de produção, ele trabalhou em um estaleiro em Niterói até montar o seu próprio, atingido pela forte crise que abateu o setor após cinco anos de operação. Já ela é engenheira mecânica e, desde a graduação, trabalhou na área naval, atuando em estaleiros e empresas offshore.

“Anos de vivência profissional nos mostraram o quanto o segmento naval é um imenso gerador de resíduos que causam sérios danos ao meio ambiente. Cansamos de ver tanto material nobre indo para o lixo e resolvemos dar um novo destino a ele, transformando tudo em arte. Neste sentido, a InSana representou para nós uma mudança total de estilo de vida”, explica Tuani.

Criada em novembro do ano passado, a InSana já lançou mais de 150 tipos de produtos, sendo a maioria produzida com tonéis de óleo, sucatas de ferro, madeiras de demolição, correntes, cordas e placas de trânsito. Na 1ª Mostra Mudar é Preciso mais de 50 novas peças estão espalhados pelos ambientes do loft upcycle, entre os quais destacam-se uma mesa de jantar feita com a porta de um casarão antigo (em Pinho-de-Riga resinado), um sofá-carrinho e uma luminária pendente cuja cúpula é um antigo ventilador industrial.
Mesmo lançando várias novidades todo mês, nosso best seller continua sendo a poltrona-namoradeira, feita de um tonel de óleo”, revela Igor.

www.facebook.com/insanarj

Serviço:

  • Visitação: até dezembro de 2018
  • De terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, de 12h às 20h
  • Endereço: Rua Orestes, 28 – Santo Cristo (Pátio da Fábrica Bhering) – Rio de Janeiro.
  • Telefone: (21) 98853-4765
  • Entrada gratuita