14/08/2019 — Texto: Design Weekend | Fotos: Divulgação

A Semana de Design em São Paulo, acontece de 18 a 25 de agosto e é considerada um dos principais festivais de design do mundo

O festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, sustentabilidade, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. Este é o DW! Design Weekend – Semana de Design em São Paulo que acontece entre os dias 18 e 25 de agosto na capital paulista.

Em 2019, o DW! chega a sua 8ª edição e cresce de 5 para 8 dias. Serão três dias de Preview Days com eventos para convidados e cinco dias de eventos abertos ao público.

O festival é hoje parte do calendário de semanas de design que acontecem no mundo e vem amadurecendo a cada edição, mobilizando toda a cadeia produtiva a pensar e discutir, lançar coleções, realizar intervenções interativas e deixando grandes legados como a Escadaria do Patápio, bicicletários e parklets.

Idealizada por Lauro Andrade Filho, que é também diretor da High Design, e com co-curadoria das jornalistas Lúcia Gurovitz, Marianne Wenzel e Winnie Bastian – um time que chega para ajudar estúdios de design, lojistas, instituições de ensino e outros parceiros a construir a sua história no festival – a semana de design terá ainda mais conteúdo, surpresas, storytelling e novas experiências.

Durante a semana, acontecerão ações que estarão espalhadas pelos distritos (variadas localidades urbanas com diversas ações) e Hubs (quando um único local ou fornecedor promove várias ações). Sendo eles: High Design, ARQ + Smart Construction, CONAD, Hotel Business Meeting, Prêmio Salão Design, BOOMSPDESIGN, Design House, MADE, Modernos Eternos, Viva Design; as instituições de ensino: Belas Artes, IED, EBAC; os Museus: Japan House, Museu da Casa Brasileira; os distritos: D&D , GABRIEL, UPPER GABRIEL, Jardins, Pinheiros, Vila Madalena, Centro, Paulista, Novos Distritos; as atrações especiais: Brasil Tupi, Campana 35 anos, Design Footing Nissan Design Latin America, Starbucks at Home, Uniflex e muito mais.

Edição mais internacional de todas

A presença estrangeira na 8ª edição do festival está garantida nos talks que ocorrerão durante toda a programação e também nos eventos âncoras do DW!, entre eles o BOOMSPDESIGN, CONAD, High Design – Home & Office Expo, MADE e a mostra Modernos e Eternos.

Adam Kuhrdal arma instalação no BOOMSPDESIGN

O arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, escritório com base em São Paulo e Oslo, na Noruega, também integram o time internacional do DW! 2019. A instalação principal do BOOMSPDESIGN será armada pelo time de Kurdahl e consiste em aproximadamente 10 mil folhas de papel usadas por escritórios renomados de arquitetura, tratadas com material anti chamas que juntas formarão uma grande escultura como um pendente do teto, mostrando a importância de ressignificar os recursos naturais.

Andrea Soria palestra sobre ergonomia e tecnologia no Design Corporativo

Andrea Soria Sotelo participa do Congresso Internacional de Design de Interiores – CONAD. Com experiência de 12 anos atuando no Design de Interiores de diferentes empresas e organizações, Andrea palestrará sobre Ergonomia e Tecnologia no Design Corporativo.

Arturo Dell’Aqua realiza talk na By Kamy

O professor italiano Arturo Dell’Aqua  receberá o visitantes da exposição coletiva Insieme (Juntos) no dia 19 de agosto às 14h. Insieme é um termo em italiano que remete a principal ideia da mostra: unir artistas do mundo inteiro, formados e estudantes do Politécnico de Milão, referência mundial na formação de designers, arquitetos e engenheiros, para traduzirem o Brasil, e assim, conectar vários países por meio das peças de tapetes que remetem às diferentes culturas, ao mesmo tempo, unindo-as.

A exposição promove um novo olhar sobre o Brasil, reinterpretado sob a ótica de várias culturas como: Paquistão, China, Índia, Nepal e Itália, extrapolando o conceito de conectividade, valorizando os principais traços locais e suas raízes, celebrando a diversidade e a pluralidade do design mundial, e fomentando a questão: Como o mundo enxerga o Brasil?

 Aurel Aebi ministra palestra na Japan House

O suíço Aurel Aebi ministrará na Japan House a palestra: “O milenar no design contemporâneo: a influência japonesa no atelier oï” Reconhecido pela criatividade e inovação de projetos assinados para grandes empresas, como Louis Vuitton (Nomades Collection), Bulgari, B&B Italia, Rimowa e tantas outras.

A atividade acontecerá no dia 21 de agosto às 19h.

Ben Hobson palestra em congresso de designers de interiores

O Ben Hobson chefe de conteúdo da revista Dezeen ministra a palestra “O que é a Dezeen?” no CONAD – Congresso Internacional de Designers de Interiores. Formado na Universidade de Sussex com diploma da primeira classe em Literatura Inglesa, em 2009, Ben Hobson juntou-se à Dezeen em 2011 onde é responsável por coordenar o editorial da revista, que é considerada a publicação de arquitetura, design e interiores mais influente do mundo.

Dror Benshetrit projeta loja conceito

O israelense Dror Benshetrit projeta a nova loja conceito da Florense que será inaugurada no primeiro dia do festival.

Formado pela vanguardista Design Academy Eindhoven, na Holanda, Dror foi eleito designer do ano em 2017 pelo BOOMSPDESIGN.

O projeto, primeiro no Brasil assinado pelo designer israelense Dror Benshetrit, desperta a curiosidade de quem passa pela rua por meio de quatro torres de aço corten com jardins suspensos posicionadas na calçada – instalações esculturais potencializadas pela exuberância do paisagismo (de Gilberto Elkis), batizadas pelo designer de houseplants.

Gino Garbellini participa de congresso internacional de designers

O italiano Gino Garbellini é um dos destaques confirmados para a 12º edição do CONAD (Congresso Internacional de Design de Interiores). Gino virá ao Brasil representando o badalado escritório italiano Piuarch, o qual é um dos fundadores juntamente com Francesco Fresa, Germán Fuenmayor, Gino Garbellini e Monica Tricario. A Piuarch  é um coletivo de 40 arquitetos e engenheiros do mundo todo liderados por quatro parceiros e seis sócios.
LEGENDA:  Gino Garbellini é um dos destaques confirmados para a 12º edição do CONAD | Foto: Divulgação

Harry Allen exibe instalação Vagalume

O designer norte-americano Harry Allen é um dos destaques do BOOMSPDESIGN. Nascido em Nova Jersey Allen possui acervo fixo no Museu de Arte Moderna e nos museus de arte do Brooklyn, Denver e Filadélfia que irá exibir a instalação Vagalume, homenagem à fauna e flora brasileira que se conecta com as famosas fábulas das fazendas norte- americanas.

Smiljan Radic será homenageado no Made

O arquiteto chileno Smiljan Radic será um dos homenageados do MADE (Mercado Arte Design) primeira e maior feira de design colecionável do país que chega a sétima edição reafirmando seu compromisso como principal vitrine autoral no Brasil.

“Radic desenvolve muito bem o conceito de arquitetura efêmera. Seus projetos estão em constante evolução, com técnicas de produção artesanal, nada massificado”, afirma Waldick Jatobá, idealizador e diretor do evento.

 Reiko Sudo ministra palestra na Japan House

A designer têxtil japonesa Reiko Sudo ministra a palestra Nuno – Poéticas têxteis contemporâneas durante a programação do Japan House no DW! no dia 20 de agosto às 19h. Sudo é co-fundadora, CEO e diretora de design da Nuno, uma das empresas têxteis mais inovadoras do mundo. A marca utiliza as técnicas, materiais e estética dos têxteis tradicionais e reinterpreta-os com tecnologias de ponta.

DW! Design Weekend São Paulo
Data: de 18 a 25 de agosto de 2019
www.designweekend.com.br