07/02/2020 — Texto e fotos: Construtora Planeta

Quantidade equivale ao consumo de 30 residências

Inaugurada em julho de 2019, a usina solar fotovoltaica da Construtora Planeta – a primeira de Sorocaba a contar com estação para carregamento de carros elétricos que utiliza energia limpa -, tem gerado, em média, 141.50kWh (Quilowatt-hora) por dia de energia solar. Já a geração de energia anual é estimada em 86.000 kWh, equivalente ao consumo de 30 residências. A usina está instalada no Espaço Planeta (Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150).

A energia solar do local é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do estacionamento do Espaço Planeta. Desta forma, além de abrigar os veículos estacionados, protegendo-os das intempéries do tempo, a cobertura ainda contribui com a sustentabilidade. A energia gerada é utilizada pelo espaço e seu excedente é enviado às demais unidades consumidoras da cidade.

O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis como a hidráulica, por exemplo, pois não requer áreas de alagamento como as hidrelétricas, podendo ser construída junto à unidade consumidora. A vantagem desta solução é tamanha que o Ministério do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energéticas de comunidades rurais e isoladas no país.

Para se ter uma ideia dos benefícios desta alternativa, o volume de energia solar gerado pela usina do Espaço Planeta impede que, em um ano, mais de 6,3 toneladas de CO2 sejam lançadas no ar. Já a capacidade de absorção de carbono por uma árvore é de, em média, 12,48 kg CO2/ano – veja quão trabalhoso é para o meio ambiente “filtrar” o ar que respiramos diariamente.

A quantidade de energia solar gerada anualmente pela Construtora Planeta – e a consequente redução de CO2 – equivale a aproximadamente 504,8 árvores cultivadas por ano – uma floresta com cerca de 115.000 m² de área.

Carregamento de carros elétricos

Desde a inauguração da usina, o número de visitantes do Espaço Planeta aumentou consideravelmente, sobretudo por conta da instalação do charge point – estação de carregamento rápido de carros elétricos e/ou híbridos. A estação, a primeira de Sorocaba a utilizar energia limpa, possui cabo compatível com diversas marcas e modelos de veículos e os condutores podem efetuar a recarga no local sem custo algum.

Ao lado das bicicletas, carros elétricos são considerados os melhores recursos para mobilidade ecologicamente correta. Eles respondem às questões climáticas mais críticas da atualidade: emissão de gases poluentes e dependência de combustíveis fósseis – que não são renováveis.

Sustentabilidade está no DNA da empresa

O zelo e a preocupação com o meio ambiente são reais e genuínos na Construtora Planeta. A sustentabilidade está no DNA da construtora e, por isso, a empresa investe em soluções ecologicamente corretas já na fase de obras dos empreendimentos, estendendo-as e as aperfeiçoando posteriormente nos condomínios entregues e habitados.

O nome “Planeta” não nasceu por acaso. Um dos valores da construtora, e também sua missão, é contribuir com o desenvolvimento urbano, gerar emprego, fortalecer a economia e realizar o sonho das famílias sem, contudo, abrir mão de seu compromisso e responsabilidade socioambientais, crescendo de maneira sustentável, consciente, responsável e ordenada em consonância com as questões sociais e ambientais mais urgentes. A ordem é transformar discursos em ações práticas no dia a dia.

Para saber mais, acesse: www.construtoraplaneta.com.br