24/11/2021 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Luís Gomes

Paredes podem se tornar o destaque de um ambiente, seja ganhando cores, revestimentos ou até aplicação de papel e adesivos.

Dar uma atenção especial às paredes pode ser um jeito fácil e sem erros de conferir personalidade a um projeto. Seja com o uso das cores e texturas, através de tintas, revestimentos, papéis de parede ou adesivos, uma parede pode ganhar vida e se tornar o destaque de um ambiente. “A pintura é a forma mais prática de transformar uma parede, e pode facilmente seguir tendência, como as cores do ano. Revestimentos, por outro lado, também deixam a superfície rica, com um toque diferenciado, muitas vezes brincando também com a tridimensionalidade“, dizem as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura.

Segundo a dupla, todo ambiente da casa pode receber uma parede diferenciada. “O importante é pensar no conceito do espaço e como essas cores e texturas podem contribuir para o efeito desejado. Cores quentes como o vermelho e terracota, por exemplo, podem criar uma cozinha estimulante, ao passo que um quarto aconchegante combina mais com tons claros e que abraçam“, explicam.

Revestimento diferenciado em paredes

Trazer cor e leveza para a varanda gourmet foi um dos desejos de Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto para o projeto desse apartamento, em São Paulo. Além de harmonizar com a paleta de cores de todo o estar, os ladrilhos hidráulicos (Baepi) foram a escolha para criar um cantinho de destaque, conferindo uma estética retrô para o ambiente. Eles atraem o olhar para a área da bancada, que foi toda equipada com churrasqueira, cervejeira e adega. “Para harmonizar, as outras paredes são neutras, com tons de branco e cimento queimado”, apontam as profissionais.

Aplicação única

Um ótimo ambiente para deixar a imaginação correr solta quando o assunto é parede é o lavabo. “Por se tratar de um espaço pequeno, ele não comporta muita decoração. Ainda assim, é como um cartão de visitas para os convidados, e deve sim transmitir a essência da casa”, opinam as arquitetas da Tesak Arquitetura.

Por isso, nesse projeto a aposta da dupla foi super colorida! Para trazer referências das tão amadas viagens dos moradores, Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto trouxeram a técnica do lambe-lambe com retratos de países que os clientes já visitaram ou planejam conhecer. “A composição ficou única e cheia de personalidade, sendo valorizada pela iluminação”, dizem.

Papel de parede

Uma forma prática de atrair os olhares para as paredes é revesti-las com papel. “O mercado conta com uma versatilidade enorme de papeis de parede, dos mais neutros aos mais ousados, para todo estilo de projeto”, opinam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, que para o projeto desse quarto super romântico, optaram por um modelo geométrico, com um delicado tom de rosa que conversa com a cabeceira.

“Eles também são ótima aposta para quartos infantis, pois são fáceis de substituir, caso desejado”, dizem. Por isso, também foi a escolha da dupla para o quarto da filha dessa cliente. O modelo traduz a paleta de cores de todo o dormitório e ainda cria um efeito levemente tridimensional, com as formas geométricas.

Cor marcante

Por fim, impossível falar de paredes sem pensar nas cores. Para conferir destaque para o cantinho da televisão nessa varanda gourmet, as profissionais da Tesak Arquitetura optaram por um tom de verde acqua, que se complementa perfeitamente com o móvel de madeira. “O verde é uma escolha que aproxima a natureza dos interiores, conferindo sensação de bem-estar e aconchego”, explicam.

 

Dicas das arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, da Tesak Arquitetura – www.tesakarquitetura.com.br – @tesakarquitetura