25/01/2018 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Miguel Mascaro

Ideias simples do Estúdio+FCK evitam complicações nas reformas e diminuem os custos.

Mais do que qualquer cômodo da casa, cozinhas precisam funcionar bem. Quebrando o paradigma que reformas demandam quebra-quebra e saem muito caras, o Estúdio+FCK, dos profissionais Felipe Luciano, Vanessa Keiko e Cintia Akemi, surge com uma boa notícia: soluções simples e de menor custo podem transformar o espaço que, para muitos, tornou-se a nova ‘sala de estar’.

“Brincando com elementos que existem no mercado, conseguimos dar uma cara nova para a cozinha em muitos projetos assinados por nosso escritório”, conta o arquiteto Felipe Luciano. A seguir, o profissional indica cinco sugestões que resultarão em uma transformação ainda mais rápida e econômica. Conheça:

Troque a iluminação caduca

Cozinha é um ambiente de trabalho e sua iluminação tem o papel de deixar os moradores alertas. Vale a pena abrir mão de lâmpadas amareladas, que induzem ao relaxamento, e adotar peças de luz branca, que favorecem a atenção.

Felipe Luciano recomenda a adoção de luminárias de LED. As lâmpadas halógenas e incandescentes, comuns em muitas casas, duram menos tempo, gastam mais energia e aquecem o ambiente. “Eu gosto de usar luminárias Slim LED, com luz da cor chamada neutra”, sugere.

Adesivos vinílicos transformam armários e eletrodomésticos

Aplicar adesivos de PVC em armários e eletrodomésticos também muda rapidamente a cara da cozinha. “O envelopamento é tendência – e pode ser usado até no fogão”, afirma Luciano. “Essa alternativa não deixa nada a desejar à pintura em laca, todavia, vale ressaltar a importância de contratar um bom profissional para a execução”, acrescenta.

O recurso também pode se estender à parede da pia também – desde que se aplique adesivos resistentes à água. Versões que imitam azulejo trazem frescor ao cantinho. Em termos de custo, o valor é muito menor se comparado a refazer a marcenaria, trocar revestimentos ou adquirir um novo eletrodoméstico.

Renove as bancadas

Aposte no polimento para prolongar a vida de granitos escuros. O tratamento é feito com lixa d’água, não resulta em pó por toda casa e apresenta uma excelente relação custo x benefício.

Aplicar várias demãos de porcelanato líquido também é alternativa sugerida pelo Estúdio + FCK para solucionar pias rachadas e resulta em um visual bonito e funcional.

Pedras artificiais, como o silestone, não têm conserto, mas mancham muito pouco. Granito claros, como o itaúna ou branco polar, tendem a oxidar e ganhar pontinhos escuros. “É impossível restaurá-los, mas impermeabilizações periódicas garantem que durem mais tempo”, explica Luciano.

Lance mão de objetos decorativos

Não ignore o poder dos adornos. “Se você se identificou com um objeto que viu por aí e aquilo combina com sua cozinha, aposte nele”, afirma Luciano. Fruteiras bem escolhidas, louças, quadros, pratos de parede e lembranças de viagem personalizam a cozinha e a eletrodomésticos. Em tons fortes, podem ser usados para trazer cor a ambientes neutros.

Pinte com tintas especiais

Mudar a pintura transforma a atmosfera de qualquer ambiente. A tinta lousa, por exemplo, permite escrever receitas e recados na parede. Vale à pena usar a versão esmalte e aplicar a tinta em uma superfície grande.

Paredes de cozinha sempre recebem descargas de vapor e respingos de líquido. Por isso, é importante aplicar tintas laváveis e apropriadas para áreas molhadas. Outra solução é usar esmalte sintético, que também aguenta o tranco – o único problema é que o revestimento demora mais tempo para secar.

www.estudiofck.com.br