22/11/2018 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Luis Gomes

Para dar uma cara nova à casa nem sempre é preciso investir em grandes obras. Versáteis, as almofadas são ótimas opções para quem deseja repaginar a decoração sem muitos gastos e mudanças. Com diferentes estampas e formatos, elas têm o poder de transformar e personalizar os ambientes.

Além de oferecer vários materiais, como linho, algodão, veludo, tricô e materiais sintéticos, o mercado conta com uma infinidade de estampas, atendendo diferentes gostos e estilos. Há diversas opções, como as almofadas florais, para quem deseja uma decoração mais clássica, as geométricas, para compor ambientes modernos, e os modelos com desenhos e frases, prontos para expressar as preferências dos moradores.

“São inúmeras possibilidades e o importante é aliar com a decoração e criar uma composição bonita e especial. Almofada nunca é demais”, ressalta o arquiteto Felipe Luciano, do Estudio FCK.

Para ajudar na escolha do modelo ideal e saber como decorar os principais ambientes da casa a dupla de arquitetos do Estudio FCK dá dicas importantes.

Sala de Estar

Em áreas neutras, a cor pode estar presente nas almofadas. Mas não é regra, já que esse é o ambiente que mais permite “brincar” com o item decorativo. Felipe e Vanessa ressaltam que é possível criar uma composição bacana com diferentes tamanhos de almofadas. Em relação ao formato, a dupla indica ousar na mistura das opções quadradas, redondas e retangulares. “A sala é o lugar em que mais podemos ousar com a diversidade de modelos”, conta Vanessa.

Quarto

Nesse espaço, as almofadas preenchem a cama e trazem elegância e conforto, características importantes para a área de descanso. Os arquitetos sugerem optar por almofadas que componham com o jogo de cama ou por estampas que sigam os mesmos tons presentes na decoração. “Formar um conjunto com a manta fica muito bacana e deixa o lugar harmônico”, recomenda Felipe Luciano. Outra alternativa é apostar em um par de almofadas com o mesmo formato e misturar com uma peça redonda ou retangular.

Varanda

Em áreas externas também é possível usar almofadas em poltronas, balanços, espreguiçadeiras ou até mesmo apostar nos futons. “Mas é preciso ter um cuidado especial nos ambientes ao ar livre. Nesse caso, opte por tecidos resistentes ao tempo e às intempéries”, conta Vanessa Keiko, que recomenda os tecidos náuticos ou os impermeabilizados.

“Em qualquer cômodo, as almofadas decoram e alegram a decoração, além de trazer a sensação de conforto”, afirma a arquiteta Vanessa Keiko.

www.estudiofck.com.br