23/05/2021 — Texto: Prime Comunicação | Fotos: Diversos – citados nas imagens

As estantes devem ser projetadas de forma estratégica para atender às necessidades do lar e a personalidade dos moradores

As estantes são móveis que dizem muito sobre a nossa personalidade: livros, objetos de memória afetiva ou elementos decorativos fazem parte da essência de cada pessoa. Por isso, as estantes devem ser projetadas de forma estratégica para atender as necessidades do lar e a personalidade dos moradores. Existem diferentes tipos, algumas mais modernas com iluminações ousadas – outras mais clássicas, com uma presença marcante no ambiente.

Selecionamos oito inspirações de projetos para você se inspirar e desenvolver a estante perfeita para contar a sua história:

1. Que tal uma estante multifuncional? Além do fator estético do décor, este móvel é muito prático e funcional. Revestindo toda a parede, garante o melhor aproveitamento do espaço, criando uma atmosfera de biblioteca particular. O charme do ambiente vai para a namoradeira tendo toda estrutura junto a marcenaria, criando uma linearidade e um aconchego maior no ambiente.





2. Desenvolvida de forma estratégica pelo arquiteto Michel Macedo, essa estante da Gava Ambientes, além de toda a sua funcionalidade, conta com nichos vazados criando uma integração entre quarto e closet, servindo como uma divisória de integração. Junto aos elementos de decoração e itens pessoais, ela traz mais personalidade ao ambiente, sem deixar a funcionalidade de lado.

3. A arquiteta Bruna Souza ousou com diferentes texturas, padronagens e iluminação na composição dessa estante. Usando de forma estratégica a iluminação para destacar os nichos em madeira, a profissional também colocou o cinza como base neutra. A casal de clientes adora viajar e guardar objetos de memorias afetivas, por isso, a estante não poderia ficar fora do projeto.

4. A estante é um móvel curinga em ambientes corporativos. Nesse projeto da arquiteta Daniela Barranco, a profissional optou em fazer uma estante com alguns nichos fechados, dessa forma foi possível usar a marcenaria também como apoio para guardar documentos e arquivos. Para trazer mais leveza, os nichos abertos contam com peças de decoração e livros – unindo funcionalidade e beleza.

5. O projeto luminotécnico agrega valor a qualquer estante, uma boa opção para enaltecer o móvel são os spots. Esta é uma forma de iluminação indireta, utilizada para dar destaque a determinados pontos e elementos do décor. Seu feixe de luz proporciona uma intensidade de iluminação que cria sombras e modela volumes em objetos, criando um efeito único em todo o ambiente.





6. O home office pede que a funcionalidade seja aliada à harmonia estética. Neste projeto, as portas de correr da estante foram a solução perfeita para atender à esta demanda. Elas permitem que os itens de escritório sejam manuseados de forma prática e, quando não utilizados, guardados facilmente para garantir a organização do espaço.

7. Personalidade é a palavra que define esta estante. O móvel pertence à sede de um banco moderno que apresenta uma proposta inovadora, características que foram exploradas ao máximo em cada detalhe do projeto. Os ambientes foram desenhados para refletir a identidade da empresa e influenciar a criatividade, cooperação, produtividade e motivação dos colaboradores. Para inspirar, uma estante com formas, cores e texturas ousadas.

8. A arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em uma estante vazada para a sala de estar. Desenhado pela profissional, o móvel é todo em madeira pintada com laca metalizada, garantindo um tom aconchegante e moderno ao mesmo tempo. Os nichos com fundo ripado dão um charme extra para a peça! É a imagem de abertura da nossa matéria sobre estantes, mas vamos revê-la aqui!