27/07/2020 — Texto: Gual Dias Assessoria | Foto: Duda Santos

Adepta de decorações práticas e super charmosas, a arquiteta Duda Santos traz dicas de como montar uma bandeja bar em casa

Com o objetivo de trazer mais funcionalidade e charme à casa, a bandeja bar é uma ótima opção para quem deseja criar um cantinho para bebidas, mas não tem espaço em casa, ou não deseja fazer um bar. Prática e versátil, a bandeja bar é usada para comportar copos, taças, bebidas e utensílios de bar, podendo ser alocada em diversas superfícies, como mesas, aparadores e estantes. Confira as 4 dicas da arquiteta e influenciadora de décor à frente do perfil Casa Casada, Duda Santos, que podem te ajudar a montar sua bandeja.

1 - Escolha da bandeja

O estilo da bandeja deve acompanhar o estilo da decoração do ambiente. Se for mais rústico, escolha uma peça de rattan ou bambu, mas se o décor for mais clássico, prefira modelos espelhados ou de prata. Se a ambientação for no estilo mais contemporâneo, vale apostar em bandejas que mesclam materiais como a madeira e espelho, por exemplo. Além disso, a bandeja também não deve ser muito pequena, afinal, você vai acomodar itens volumosos como licoreiras, garrafas e copos.

2 - Componentes da bandeja

Sua bandeja deve atender às suas necessidades e gostos pessoais. Na hora da escolha dos componentes, lembre-se que além da função decorativa, a bandeja deve ser funcional, deixando reunidos num só lugar suas bebidas e taças preferidas.

Se gosta de uísque, pode usar licoreiras para uma produção elegante. Já para quem é da turma do gin ou Aperol, deixe as garrafas reunidas e aproveite a beleza das formas e cores das bebidas para deixar sua produção mais descontraída. Também é bacana usar velas, pequenas esculturas, jarro de flor ou balde de gelo para ajudar a compor a decoração, além de bomboniéres e livros, caso você tenha uma bandeja grande.

3 - Fique atento às proporções

Para criar uma produção harmoniosa, os itens escolhidos para compor sua bandeja devem ter tamanhos e alturas variadas, principalmente as taças. Acomode os elementos mais altos como jarros de flores e bebidas primeiro e depois vá diminuindo as alturas com os copos e taças gradualmente, deixando sempre as menores em primeiro plano. Assim, você cria uma composição com movimento e leveza.

4 - Paleta de cores

Você pode arrumar sua bandeja com itens monocromáticos, como taças de cores similares, por exemplo, ou mesmo todas as taças em vidro transparente. O resultado final será mais clean e neutro. Outra opção é selecionar taças de cores variadas e brincar com a composição, para um resultado mais jovial e descontraído.

Para saber mais, acesse: @casa_casada