White & Blue – Uma base clara e neutra, pontuada em tons de azul, traz frescor e um toque despojado a amplo apartamento em São Paulo

Um casal carioca, na faixa dos 55 anos de idade — moradores da capital paulista há anos –, adquiriu um apartamento de 330 m² no bairro de Moema já pensando em reformá-lo, para tornar os seus ambientes claros, arejados e com uma pegada que remetesse à Cidade Maravilhosa, refletindo o estilo descontraído da família, composta pelos proprietários e um filho jovem.

A arquiteta Thaisa Camargo, contratada para tocar o projeto, adotou então uma base clara, variando entre tons de branco e off-white, desde os acabamentos de pisos e paredes até o revestimento de móveis soltos e marcenaria.

O contraste ficou por conta de tons de azul, tanto na área social quanto na íntima, aplicados no estofamento de cadeiras, em objetos, obras de arte, luminárias e enxoval de cama. A cor foi escolhida não só pelo aspecto refrescante, já que lembra o oceano, mas também por ser uma das preferidas do casal que, inclusive coleciona objetos nesse tom, trazidos de muitas de suas viagens, a exemplo de acessórios comprados na Grécia.

Todo esse acervo foi agregado ao projeto, valorizando ainda mais os ambientes white & blue, enriquecidos também pela presença de vasos de plantas, distribuídos em pontos estratégicos da casa. “A presença do verde natural das plantas acentuou o viés tropical que tanto marca o projeto”, comenta a arquiteta.

E, mesmo contando com uma ampla metragem, os novos moradores queriam que a área social do imóvel fosse ainda mais espaçosa e iluminada. Daí a opção de integrar o living à varanda, eliminando por completo as portas envidraçadas que separavam os dois ambientes. Com essa mudança, a luz natural passou a invadir o estar, refletindo-se nos acabamentos em tons de branco e proporcionando, assim, ainda maior sensação de amplitude.

Da mesma forma, os banheiros ganharam revestimentos claros, do branco ao creme, com detalhes espelhados, como a bancada projetada como uma penteadeira para a dona do imóvel. Este revestimento, aliás, se repete na parede de uma das suítes, dando profundidade ao ambiente. Entre os materiais empregados que diferenciam e dão ainda mais personalidade ao projeto, estão também painéis de pedras naturais, usadas, por exemplo, no ambiente do home theater.

www.thaisacamargo.com.br