23/03/2017 — Texto: Tuca Aguirre | Fotos: Divulgação

Uma base clara e neutra, pontuada em tons de azul, traz frescor e um toque despojado a amplo apartamento em São Paulo.

Um casal carioca, na faixa dos 55 anos de idade — moradores da capital paulista há anos –, adquiriu um apartamento de 330 m² no bairro de Moema já pensando em reformá-lo, para tornar os seus ambientes claros, arejados e com uma pegada que remetesse à Cidade Maravilhosa, refletindo o estilo descontraído da família, composta pelos proprietários e um filho jovem.

A arquiteta Thaisa Camargo, contratada para tocar o projeto, adotou então uma base clara, variando entre tons de branco e off-white, desde os acabamentos de pisos e paredes até o revestimento de móveis soltos e marcenaria.

O contraste ficou por conta de tons de azul, tanto na área social quanto na íntima, aplicados no estofamento de cadeiras, em objetos, obras de arte, luminárias e enxoval de cama. A cor foi escolhida não só pelo aspecto refrescante, já que lembra o oceano, mas também por ser uma das preferidas do casal que, inclusive coleciona objetos nesse tom, trazidos de muitas de suas viagens, a exemplo de acessórios comprados na Grécia.

Todo esse acervo foi agregado ao projeto, valorizando ainda mais os ambientes, enriquecidos também pela presença de vasos de plantas, distribuídos em pontos estratégicos da casa. “A presença do verde natural das plantas acentuou o viés tropical que tanto marca o projeto”, comenta a arquiteta.

E, mesmo contando com uma ampla metragem, os novos moradores queriam que a área social do imóvel fosse ainda mais espaçosa e iluminada. Daí a opção de integrar o living à varanda, eliminando por completo as portas envidraçadas que separavam os dois ambientes. Com essa mudança, a luz natural passou a invadir o estar, refletindo-se nos acabamentos em tons de branco e proporcionando, assim, ainda maior sensação de amplitude.

Da mesma forma, os banheiros ganharam revestimentos claros, do branco ao creme, com detalhes espelhados, como a bancada projetada como uma penteadeira para a dona do imóvel. Este revestimento, aliás, se repete na parede de uma das suítes, dando profundidade ao ambiente. Entre os materiais empregados que diferenciam e dão ainda mais personalidade ao projeto, estão também painéis de pedras naturais, usadas, por exemplo, no ambiente do home theater.

www.thaisacamargo.com.br