18/06/2020 — Texto: Assessoria Mint list | Fotos: Matteo Piazza

Criado pelo estúdio de design de interiores, Colli Daniela Architetto, o espaço combina os recursos do tradicional bar italiano com design contemporâneo

Com vista para a Piazza Farnese, a poucos passos do Campo de ‘Fiori – uma das praças históricas de Roma e o ponto focal da vida noturna da capital -, o VyTA Farnese é o resultado de uma transformação eclética e experimental de um café atemporal: Caffè Farnese, uma “encruzilhada de mentes iluminadas e personagens coloridos”, aberta do café da manhã ao pós-jantar, onde a janela do bar para viagem na Via Dei Baullari convida para relaxar os que passam na rua.

Daniela Colli criou um espaço que esbanja charme contemporâneo e mescla a elegância refinada do período renascentista com o modernismo europeu e o rosa milenar, e deu atenção especial aos detalhes e artesanato requintado, que distinguem a marca VyTA em seus múltiplos espaços dedicados à hospitalidade, na Itália e Londres.

A experiência humana é o foco principal do projeto. A interação com os clientes é dinâmica e os convidados estão no centro do espaço, tornando-se parte integrante da cena, estejam eles sentados na cafeteria, consumindo petiscos enquanto estão sentados em bancos de couro cor de marsala da Verpan ou bebendo confortavelmente um coquetel em um sofá de couro rosa.

“O VyTA Farnese é um lugar inesperado, que, com seus materiais e decorações refinados, estimula a interação entre as pessoas. Nesse momento histórico desafiador, em que a distância social é o trampolim para regenerar nossas vidas, esse projeto apresenta uma solução inteligente para a hospitalidade, que como uma expressão inevitável da socialidade, abre o espaço urbano de nossas cidades através do design ‘takeaway’ (delivery) do bar com vista para rua em uma das praças mais bonitas do mundo”, diz o arquiteto.

O VyTA Farnese é desenvolvido em dois níveis: o térreo abriga o bar, o restaurante e a janela “delivery” do bar, que permite que os clientes sejam atendidos ao ar livre com tranquilidade e sem ter que acessar as instalações. Três vãos adjacentes, conectados entre si por grandes arcos redondos cobertos de cobre com ouro rosa, criam um jogo de perspectiva delicado com maior profundidade. Um balcão de bar com uma ilha central molda a matriz do projeto: é o ponto de encontro entre os dois quartos e incorpora sua atmosfera íntima, papel de parede verde esmeralda e tetos lacados. Na sala do canto, uma grande abertura em arco enquadra o terraço de frente para a Piazza Farnese e sua fonte, criando continuidade entre o interior e o exterior. Uma escada fortemente texturizada em mármore verde Alpi e adornada com apliques de esfera de cobre e ouro rosa, leva ao andar debaixo,  que abriga a cozinha e as salas de serviço.

O quadrado em macro escala gera o padrão do piso de mármore policromático hiper-realista, enquanto em microescala, torna-se a decoração evanescente do balcão da barra, onde a sobreposição de espelho rosa, vidro transparente e serigrafia jateada cria um efeito interessante e diferente: uma camada que se dissolve e, ao mesmo tempo, amplia sua presença no espaço.

 

Espelhos circulares fragmentam as imagens refletidas através de inserções em mármore branco, enquanto globos em vidro metalizado rosa iluminam pequenas mesas em vidro verde esmeralda e a composição de três arcos mostra os vinhos da marca com elegância.

VyTA Farnese redefine o conceito de convívio, dando à cidade um espaço que convida os hóspedes a respirar ao ar livre e que olha para o futuro da hospitalidade, sem esquecer a grande tradição dos bares italianos e o ritual do café consumido em pé no balcão como um parêntese bem-vindo em nossas rotinas diárias movimentadas.

 

Para saber mais, acesse: COLLIDANIELARCHITETTO