A varanda é voltada para o Canal de Marapendi (Área de Proteção Ambiental) e sua massa e ainda tem vista para a Pedra da Gávea

Um projeto entre vizinhos: os novos moradores deste apartamento, no mesmo condomínio dos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, viviam em uma casa maior, em outro bairro, quando resolveram buscar um endereço mais próximo à praia, na Barra da Tijuca. A cliente, aposentada, na faixa dos 60 anos, e seus dois filhos adultos, um rapaz e uma moça, adquiriram então este imóvel de 115m², elegendo a dupla de arquitetos para reformá-lo antes da mudança definitiva.

O projeto do apartamento foi feito por inteiro, mas a obra, iniciada em fevereiro de 2020, acabou sendo realizada em duas etapas devido às restrições do início da pandemia. “Para que os clientes pudessem usar o apartamento nos finais de semana, aproveitando a proximidade com a praia, dividimos a obra da seguinte forma: na primeira etapa reformamos a sala, varanda, lavabo e suíte principal; na segunda fase, reformamos as suítes dos dois filhos, cozinha, área e banheiro de serviço”, explica Ana Luisa Cairo.

A cliente queria um apartamento confortável, prático e com uma atmosfera leve. “Como estavam se mudando de uma casa para um apartamento menor, a marcenaria foi superimportante na otimização dos espaços. E em função dos filhos já serem adultos, também mantivemos as três suítes existentes, com cama de casal em todos os quartos”, conta Gustavo Prado. As principais alterações foram no acesso à circulação dos quartos, para abrir espaço para um louceiro camuflado no painel ripado da sala, e no quarto de serviço, que foi integrado à cozinha.

O apartamento todo possui o mesmo piso, que é um porcelanato com aparência de cimento queimado. Na área social foi adotada uma paleta neutra, com destaque para o painel em carvalho americano que integra a bancada da TV, o louceiro e o aparador, além de tornar o ambiente mais aconchegante. A mesa de jantar quadrada ganhou um banco em “L” feito em alvenaria, com almofadas sob medida no assento e no encosto, para liberar a área de circulação e atender ao pedido da cliente, que queria uma mesa de 8 lugares. Já a varanda é voltada para o Canal de Marapendi e sua massa verde (Área de Proteção Ambiental) e ainda tem vista para a Pedra da Gávea.

O coração da casa é a cozinha, onde a cliente passa boa parte do tempo já que adora cozinhar. “Ela queria que esse ambiente fosse claro e bem iluminado. Optamos por uma paleta monocromática, aliada ao uso pontual da madeira e da serralheria preta com vidro aramado. As plantas e a hortinha na janela, somadas ao assento verde das banquetas, dão toques de cor no ambiente”, descreve Ana Luisa. A ideia do home office integrado à cozinha surgiu em função da incorporação do antigo quarto de serviço a esse ambiente, criando um ponto de apoio para a moradora organizar as contas da casa, pesquisar e imprimir receitas, entre outras demandas. Basta fechar a porta de correr para ocultá-lo, como um armário.

Apesar dos contratempos, que adiaram a conclusão do projeto devido à pandemia, o resultado satisfez às expectativas dos novos moradores. “Conseguimos atender às necessidades da família, criando uma atmosfera leve e aconchegante para o apartamento, valorizando a iluminação natural e conferindo unidade entre os ambientes”, conclui o arquiteto.

 Autoria do projeto: Arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, escritório A+G Arquitetura – @ag_arq