21/12/2016 — Texto: Divulgação | Fotos: Acervo dos Profissionais

A sala de estar é destaque em todos os projetos, sejam eles glamorosos ou pequenos.

É onde os residentes se encontram, se socializam. É onde eles recebem as visitas. Deve ser muito bem pensada em todos os detalhes, a fim de agregar conforto, beleza, relaxamento e distração. A escolha das peças que a compõe deve levar em conta a harmonia e a fluidez, especialmente quando ela é integrada a outros ambientes da casa. Separamos alguns projetos bem bacanas pra lhe servir de inspiração.

Alexandre Viero

O living se caracteriza pela setorização dos ambientes, que são visualmente e fisicamente integrados, permitindo uma rotina de conforto e organização da casa, uma vez que é o espaço de reunião e integração da família. Harmônico na composição do mobiliário e nos tons neutros que tranquilizam e relaxam, ao mesmo tempo que absorvem e refletem luz. Estético na essência pela composição de uma base estruturada na linearidade contemporânea, onde elementos, como poltrona, lustre e abajures – escolhidos a dedo – inserem as curvas de um passado glamoroso da capital Porto Alegre (RS), que é ao mesmo tempo cosmopolita e interiorana. A composição simétrica reforça uma identidade clássica com forros de gesso retos marcando sutilmente a linearidade e a geometria. A iluminação tênue, mas bem delineada, é conseguida por uma sanca de luz de 4cm de vão e corda de LED.

www.vieroarquitetura.com.br

Saviany Monteiro

Conjugar estilos diferentes, como o clássico e o moderno, foi a estratégia para valorizar os interiores deste apartamento de frente para o mar, em Florianópolis (SC). Nem excessivamente moderno, nem tradicional demais – a mistura de elementos que remetem a épocas distintas foi o artifício escolhido para conferir versatilidade e sofisticação ao projeto.

www.evviva.com.br

Claudia F. Arquitetura

A reforma e decoração deste apartamento seguiu uma linha contemporânea, aproveitando espaços e priorizando estética e funcionalidade. O porcelanato claro e paredes e cortinas em tons neutros trouxeram a sensação de amplitude e leveza, permitindo a utilização de cores e estampas mais elaboradas nos móveis e adornos.

www.claudiafarquitetura.com.br

Rodrigo Latorre

O painel de madeira reveste e delimita a sala de estar, que fez uso de móveis claros com toque de cor apenas em alguns acessórios, como almofadas e banquetas em amarelo. Em evidência, a escultura que repousa sobre a lareira a gás com pedras vulcânicas, elegantemente revestida de silestone branco, a qual divide o espaço entre as salas de estar e de jantar.

www.rodrigolatorre.com

Studio Tainá Rehder

A integração dos ambientes envolveu toda a área social, que inclui o living, sala de jantar e gourmet, além da cozinha. Para incluir uma TV no living, criou-se um painel inteiriço, que se acoplou às portas de acesso à cozinha, lavabo e home, o qual envolveu a televisão e ganhou um vidro reflecta bronze, criando um efeito de espelho e ocultando o aparelho quando ele está desligado.

www.tainarehder.com.br

Au Arquitetura

Norteado pelo estilo contemporâneo, o projeto para este apartamento de cobertura em Curitiba (PR) fez uso das tecnologias mais atuais para transformar os ambientes em espaços de convívio agradáveis e acolhedores. Com uma paleta de cores nos tons preto e branco e numa atmosfera masculina e cosmopolita, o toque de cor ficou a cargo do tapete e dos objetos decorativos.

www.au.arq.br

Daniel Z

Em ambiente clean e bem integrado aos demais ambientes da casa, o projeto incluiu esse móvel de madeira com dupla face para aproveitar melhor o espaço. Uma das faces volta-se para o living, onde estão inseridos TV, adega e armários. A outra face volta-se para a cozinha.

www.danielzarq.com.br

Decoragora

Os projetos do escritório Decoragora, das arquitetas Lauren Muraro e Marília Pássaro, têm como finalidade personalizar os ambientes conforme o perfil de cada cliente, neste caso um jovem motociclista e músico teve todas suas paixões compostas na decoração do seu living. Além do estilo único, a praticidade foi ponto alvo no projeto, todos os objetos e instrumentos têm fácil acesso, facilitando o dia a dia do morador sem precisar se preocupar com organização.

www.querodecoragora.com.br

Valéria Bertolini

Casa serrana, localizada em meio a exuberante paisagem do Vale dos Vinhedos (RS), privilegia a arquitetura orgânica e natural e valoriza o conceito de bem morar com sofisticação e praticidade através de ambientes integrados que priorizam a funcionalidade e a flexibilidade, com uso de mobiliário favorecendo a circulação dos moradores – um casal de meia idade.

www.valeriabertolini.com.br