28/05/2018 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Rogério Neves

Com 54 m², apartamento se destaca tanto pela decoração, como também pelas soluções de aproveitamento dos espaços executadas pelos arquitetos Rodrigo Kolton e Beto Monzon.

Trazer o estilo de decoração masculino, incorporar os gostos do morador, um advogado com sua fiel companheira canina Lua, e adequar soluções de arquitetura para o apartamento de 54 m², esse foi o contexto do trabalho executado pelos arquitetos Rodrigo Kolton e Beto Monzon, do escritório RK Arquitetura & Design.

Localizado na capital paulista, o imóvel não atendia às necessidades do morador, que apontou certa dificuldade para adequar sua vida ao tamanho reduzido dos ambientes. “O cliente solicitou uma moradia com praticidade e de fácil manutenção. Além disso, também nos pediu incorporar tapetes para aquecer seu pet”, conta Rodrigo.

Entre as soluções, a dupla de profissionais optou pela retirada da divisória de drywal que existia entre o dormitório e o estar. Para ganhar mais espaço, o ambiente foi dividido com elementos leves e translúcidos, como o painel de vidro adesivado. O estar também recebe o home office e o cantinho de leitura da morada. O quadro do artista Marco Magalhães finaliza o ambiente com personalidade e estilo.

Outra solução adotada pelo escritório foi optar pela marcenaria sob medida para os armários da sala, cozinha e guarda-roupa, para otimizar os ambientes por conta do tamanho do apartamento. “Assim, aliamos com móveis que nosso cliente já possuía em seu acervo”, ressalta o arquiteto Beto.

Entender as necessidades e o dia-a-dia foi essencial para que tudo o projeto também contribuísse para facilitar a agenda corrida do advogado. Acostumado a não fazer as refeições diárias em casa, ele aceitou prontamente a sugestão de ter uma cozinha transferida para a varanda.

Para essa adaptação, as mudanças de arquitetura foram realizadas: o rebaixamento do teto com forro de gesso, bem como a transferência das prumadas de hidráulica e elétrica.

No quarto, a otimização sem divisórias e a distribuição dos espaços aconteceram por meio de elementos visuais. Para trazer fluidez e unidade, Rodrigo e Beto trabalharam o estudo da paleta de cores “A mistura de estilo clássico e contemporâneo contempla todo o projeto”, afirma Rodrigo.

No banheiro, o vermelho – a cor favorita do morador – expressa personalidade e poder. “Normalmente, advogados são ‘clássicos’. Mas quando ele nos fez esse pedido, ficamos contentes e ansiosos com a ousadia que poderíamos explorar no banheiro” finaliza Rodrigo.

www.facebook.com/RKArquiteturaDesign