09/03/2021 — Texto: Duetto Comunicação | Fotos: Kadu Lopes

“Retrofit é um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço e torná-lo mais seguro e confortável aos usuários”

Os proprietários desse apartamento na Vila Anastácio, em São Paulo, um casal com 3 filhos adolescentes, adoram receber amigos. Então, procuraram a arquiteta Sabrina Salles para um retrofit na sala e na varanda. Sabrina ainda era sócia no escritório Spaço Interior Arquitetura quando iniciou o projeto, dando continuidade na etapa de produção estando já em seu novo escritório. “Ela já era uma cliente de 10 anos, fizemos todo o apartamento quando ainda estava em construção; há uns 5 anos fizemos algumas alterações e agora ela me procurou novamente para fazer algumas mudanças.” Esse projeto começou na pandemia, com todas as reuniões e compras online e a cliente foi adquirindo as peças. Ela optou por investir em peças mais leves, mas mantendo a distribuição original.




A sala e a varanda pediam um retrofit para atender às atuais necessidades da família, a fim de receber familiares e amigos com mais conforto. “Acabamos trocando tecidos, quadros, mexemos na iluminação, alteramos o layout da varanda e complementamos a decoração com cadeiras novas e uma marcenaria planejada para a área da churrasqueira”, informa Sabrina.

O principal desafio foi manter o que já tinha e utilizar peças com design que fizessem diferença nessa nova etapa do projeto.  Para aumentar o espaço de assentos na varanda, optou-se por um jardim vertical, com isso, a circulação ficou melhor, sem perder o verde.

Uma iluminação mais moderna também ajudou a trocar todo conceito da casa e a valorização do estar ficou por conta de um quadro do Kiolo que deu todo charme ao ambiente.

Para ver mais detalhes sobre este e outros projetos da arquiteta Sabrina Salles em seu site www.sabrinasalles.com.br ou em seu Instagram @sabrina_salles