21/03/2018 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Celina Germer

Casa na praia destaca vista para mata atlântica com piscina de borda infinita.

Mais do que simplesmente tirar um projeto do papel, é essencial saber integrá-lo ao que existe ao seu redor – algo que há de sobra nessa casa na praia decorada pelo escritório Karina Korn Arquitetura. Localizada no litoral sul, a residência, de 1138 m² é cercada por uma vista tirar o fôlego para o mar e, principalmente, a mata atlântica, característica da região.

De forma a valorizar esse cenário e manter a motriz praiana do ambiente, a arquiteta Karina Korn revestiu a piscina com borda infinita de pastilhas azuis. Seu comprimento estende-se ao horizonte, sem fronteiras visíveis – da cor do céu, se torna quase uma parte da paisagem. O ambiente é a principal área de lazer de uma família paulistana, que procurava justamente essa conexão com a natureza ao lado de amigos e parentes.

A área externa, com ombrelone, espreguiçadeiras e um confortável futon acima do deck, é finalizada por um living coberto. Uma mesa de centro de madeira rústica, com veios aparentes e fenda ao centro, ancora o ambiente, acompanhada por sofás acolchoados. Ao lado, uma área gourmet, com churrasqueira e forno de pizza à lenha, amplia o leque de possibilidades para as confraternizações.

Portas de correr, quando abertas, conectam o living externo à sala de estar. Esta, assim como toda a casa, é decorada com materiais naturais e cores neutras permeadas pelo tom azul praiano. Clean foi a palavra de ordem durante as escolhas, assim foi possível dar foco ao aconchego e à paisagem emoldurada pelas grandes janelas em toda a construção.

Na sala de jantar, uma grande mesa em laca branca foi combinada com cadeiras transparentes, mantendo a intenção de leveza. Obras de arte mais coloridas trazem dinâmica e diversão aos espaços comuns.

O home theater, essencial em um espaço onde crianças e adolescentes passam as férias, toma forma com um grande sofá statement em ciano. Os hobbies de todos estão contemplados: em frente a uma grande janela, há um telescópio para admirar as estrelas, mais visíveis longe do espaço urbano.

O aconchego dos quartos é associado à simplicidade e praticidade, visto que os moradores pediram também pela fácil manutenção do local.

No quarto do casal, um grande painel de madeira com nichos iluminados ocupa toda a parede da cabeceira, cumprindo função decorativa e de armazenamento.

Para crianças, além de grandes armários para guardarem as roupas das férias, brinquedos e outros pertences, quartos decorados com mais simplicidade – visto que passam menos tempo ali – a ‘preocupação’ mesmo é aproveitar as brincadeiras de verão. Por isso, as cores preferidas ficam responsáveis por conferir personalidade: azul esverdeado para os meninos e tons de rosa diversos para as meninas.

www.karinakorn.com.br