11/06/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Julia Herman

O grande desafio da obra foi implantar um novo layout no lar, mudando a forma como os moradores estavam vivendo no local

A mudança no apartamento localizado na Vila Mariana, em São Paulo, ficou por conta da designer de interiores Debora Wajman, que abraçou a ideia de renovar o local onde uma empresária mora com o filho universitário.

A proprietária do apartamento sentiu necessidade de readequar o espaço conforme suas necessidades, dando um novo visual ao lar, com mais personalidade e que remetesse ao seu gosto pessoal. “Os móveis não estavam proporcionais e ergonômicos, por isso foi feito um novo estudo de layout, criando um espaço mais confortável para refeições na varanda, próximo à área gourmet e criar um pequeno ‘estar’ para quando ela recebesse visitas, além de criarmos um novo living na sala, onde ela pode receber pessoas de forma mais confortável também”, afirma Debora.

O apartamento já possuía originalmente um piso muito claro e uma cor bege predominante nas paredes. A ideia principal era deixar a base neutra, mas trazer requinte através do papel de parede, mobiliário e vegetação na varanda.

Debora explica que a ideia da mudança, foi convidar os moradores a utilizar mais a varanda do apartamento, além de convidá-los a fazer refeições rápidas na copa, que antes era desconfortável e pouco atrativa, e também usar o novo living que foi criado onde ficava a antiga mesa de jantar. “Foram mudanças não só estéticas, mas também desafiadoras nesse sentido de readequar a dinâmica da casa. Um grande desafio também foi oferecer mudanças significativas nos ambientes sem promover uma grande reforma, uma vez que os moradores continuariam residindo durante a obra”, acrescenta.

As necessidades do ambiente foram solucionadas com um novo mobiliário, quadros, papel de parede, espelhos e luminária, deixando um grande impacto visual, sem anular as características anteriores. “Gosto muito da forma como o mobiliário que escolhemos se tornou protagonista no projeto. Geralmente os clientes preferem tons claros nos móveis, mas esta cliente topou trazer um pouco de cor e eu me senti livre para propor cores mais vibrantes”, finaliza Debora.

Para saber mais, acesse: www.deborawajman.com.br