Projeto moderno com revestimentos e acabamentos mais atuais e automação, além de espaço gourmet integrado à área externa nesta casa de lazer

Embora já tivesse um conceito moderno, a casa de lazer localizada em um terreno de 3.000 m², com 700 m² construídos, em Igaratá, interior de São Paulo, precisava de uma boa revitalizada. As profissionais Sandra e Isabella Caliolo, da Caliolo Design, foram as responsáveis por comandar o projeto que revitalizou a área externa e trouxe uma nova arquitetura para os ambientes internos.

O principal desafio para esse projeto era a estrutura antiga, que precisava ser revitalizada para atender às necessidades atuais, desde a quantidade de tomadas, sistema de som e outras modernidades, como em questão de estilo de decoração. Para isso, a casa precisou ser totalmente reformada, desde a parte hidráulica e elétrica, banheiros, até o sistema de som. “Por ser uma casa antiga, a automação não existia. A pedido do cliente, que é fanático pelo estilo de casa inteligente, automatizamos toda a luminotécnica, aparelhos eletrônicos, sistema da lareira, ar-condicionado”.

A casa de lazer conta com ampla área externa, com vista para a represa. Na reforma, as arquitetas criaram um espaço gourmet interligado com a ampla área externa. Anteriormente, a cozinha era pequena e não condizia com o tamanho da casa, por isso, criaram um ambiente amplo, com ilha gourmet equipada com pia e cooktop, além de cervejeira e adega climatizadora, a fim de atender aos dias de casa cheia.

A área externa conta ainda com diferentes espaços, como o coberto com pergolado e ambientado com futon e ofurô para relaxar, além de cantinho SPA, com hidromassagem e lareira a gás. Subindo as escadas da área gourmet, vem a área de lazer, com um lounge com lareira, espaço de café, área de bar e uma mesa de jogos. Ao fundo, uma sala de TV bem intimista.

Os dormitórios dos clientes foram posicionados abaixo do nível do solo para que ficassem mais reservados e próximos à represa, enquanto os hóspedes ficam alocados em cima do andar do lounge. “Na casa de hóspedes, o desafio era o pé direito baixo, que no decorrer da obra percebemos que era possível fazer um mezanino confortável, que permitiu criar um mezanino confortável para abrigar em cada quarto uma família”.

A suíte principal recebeu uma atmosfera contemporânea garantida pelas tonalidades neutras e escolhas de acabamentos. Na parede da cama, a arquiteta apostou em uma cabeceira de veludo, que traz um toque de aconchego, em contraponto com a faixa de espelho em cima. Do outro lado, um delicioso cantinho para leitura. 

No quarto do adolescente, as arquitetas trouxeram duas camas de solteiro e um sofá que também pode ser utilizado para acomodar algum amigo. O espaço também conta com uma área de estudos e baús para acomodar os pertences do morador. Há ainda uma área de jogos, com espaço para o computador gamer, sofá bem confortável e uma mesa de pingue-pongue.

Sandra e Isabella Caliolo – Caliolo Design  www.sandracaliolo.com.br – @caliolodesign