02/06/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Você comprou o apartamento na planta e está ansioso pela entrega das chaves. Quando finalmente vai conhecer sua nova casa, o lugar está bonito, agradável, mas você sabe que ainda está faltando alguma coisa. Seu novo lar ainda carece de um toque de personalidade.

Foi exatamente assim que começou o trabalho das arquitetas Kelly Curcialeiro e Pâmela Oliveira, do studio Arq Connect, neste projeto. “Para planejar a reforma do apartamento recém-construído, consideramos todas as necessidades e anseios do cliente, somado a isso o respeito à personalidade do proprietário, pensando com carinho em cada detalhe”, declararam as arquitetas.

“O cliente nos deixou completamente livres para criar, o que foi muito positivo. Com base no perfil do proprietário, um homem solteiro, na faixa dos 30 anos, que adora rock, motocicletas, cerveja e viajar, adotamos como estilo arquitetônico o design industrial, contemporâneo e trabalhamos com elementos clássicos para compor alguns ambientes”.

O apartamento completo foi envolvido no trabalho de remodelação, incluindo salas de estar e jantar, home, cozinha, área serviço, dormitórios, banheiro da suíte, closet e pub. “Pensamos na funcionalidade e praticidade de cada ambiente, sem deixar de lado a estética e o conforto”.

Na suíte, as arquitetas pensaram em um ambiente confortável, aconchegante e elegante. “Trabalhamos com tons de cinza, preto, branco e berinjela, unidos com alguns elementos industriais, como a luminária na cabeceira. O piso vinílico, com estampa de madeira e tonalidade em cinza, compõe o ambiente e traz a sensação de conforto”.

Ainda na suíte máster foi criado um móvel versátil que tem três funcionalidades: home Office, suporte para a TV e cômoda de apoio.

O segundo dormitório serve como closet, mas também pode se transformar em um quarto de hóspedes. “Aproveitamos ao máximo o espaço disponível, com a ajuda do projeto de móveis planejados”.

Na integração da cozinha com a sala de jantar, as arquitetas contam que buscaram inovar com o layout desses espaços. “Para isso, posicionamos o cooktop e o forno em uma ilha, de frente para a parte social, permitindo também que a bancada da pia ficasse maior. Dessa forma, a pessoa que está cozinhando pode interagir melhor com seus convidados”.

O home theater foi planejado para proporcionar extremo conforto. “Escolhemos um sofá reclinável com chaise na cor chumbo, painel de TV amadeirado e rack preto. Aqui, optamos por um tapete de couro branco, a fim de ressaltar o preto dos móveis. No home, se destacam novamente uma coleção que o cliente já possuía, as guitarras em miniatura, que são ícones do mundo do rock”.

Em apartamentos no andar térreo, é comum existir uma área externa. “Nossa proposta foi dar a esse ambiente um uso diferente. Transformamos o local em um Pub, um espaço de entretenimento para reunir os amigos com o clima dos pubs ingleses, com referências ao rúgbi, ao rock’n’roll e à Harley Davidson. A decoração com pôsteres e placas ficou por conta do cliente, com itens que ele traz de viagens ao exterior”.

“Na iluminação de cada ambiente, adotamos elementos para criar diferentes efeitos de luzes em cada espaço, de acordo com a ocasião. Os pendentes da sala de jantar e do dormitório trazem bem essa pegada do design industrial”.


Fornecedores


Arq + Connect | Studio de Arquitetura

Pâmela Oliveira

Arquiteta – CAU: A117281-6

Kelly Curcialeiro

Arquiteta – CAU: A117300-6