13/10/20210 — Texto: Tiana Ribeiro | Fotos: Mario Chaves   |  Thiago Travesso | divulgação

Para um ser tão pequenino, seu quarto é seu mundo, seu recanto de paz, seu ponto de partida para as primeiras aventuras

Neste Dia da Criança, vamos nos dedicar a eles: dois projetos de quartos infantis – o primeiro, um quarto de menina, projetado pela arquiteta Claudia Ferreira, do escritório Claudia F Arquitetura, para sua filha Beatriz. “Criei um quarto que ela poderá brincar de casinha quando crescer um pouco, por isso escolhi o tema Cidade! O berço e a cômoda, da linha chamada Manhattan, fizeram a composição perfeita com o rosa e nude que usei nos painéis de marcenaria. Vejam como usar preto não ficou carregado! O céu estrelado é um espetáculo à parte”, comenta Claudia.

O segundo é para um menino, projetado pela arquiteta Roberta  Iervolino  Giglio, da Figa Arquitetura: Projetar um quarto infantil pode ser aventura daquelas! Pensar nos móveis, texturas e definir a paleta de cores que irá compor esse ambiente é uma tarefa muito divertida para as crianças, os papais e sem dúvidas, para o profissional, que pode dar asas à imaginação, pondo em prática toda a sua criatividade.

Ainda sobre a escolha dos materiais e itens, importante lembrar que uma decoração rica em cores e formas pode ajudar no desenvolvimento infantil. O neurocientista, neuropsicólogo e psicanalista Fabiano de Abreu reforça a necessidade de propiciar um ambiente estimulante para a formação da memória afetiva. “Nossa identidade é construída a partir das imagens que recebemos. Memorizamos pela imagem, esta determina a memória, a lembrança, a emoção e, deste modo, a cor, o cheiro, a textura, o ambiente são fundamentais para a construção dessa afetividade.

Destacamos, como exemplo, esta linha exclusiva de tapetes para o quarto das crianças com desenhos especialmente criados para estimular a criatividade e bem estar dos pequenos – desenvolvida pela Comercial Têxtil Store.

Cercados de cuidados e amor, sejam eles bem-vindos a este mundo, sejam eles os agentes da transformação que a nossa humanidade necessita, sejam eles merecedores de um Planeta melhor.

Nossos votos de um Feliz Dia das Crianças!