Com dois pavimentos de 200m² cada, essa cobertura foi totalmente remodelada com espaços mais amplos e integrados, design e tecnologia

Os clientes, um casal com duas filhas, já conheciam o trabalho feito pelas arquitetas Evangelina Campos e Ju Olivetti, do escritório Campos e Olivetti Arquitetura. Apesar de poucos moradores, o casal está acostumado a receber amigos e familiares, então, a premissa era ter espaços sociais amplos e integrados. Outra solicitação do casal foi que o projeto aliasse design e tecnologia. “Para isso, usamos revestimentos modernos e tendências da arquitetura alinhadas ao que há de mais novo em automação e segurança”, explica Ju Olivetti.

Com 200m² em cada pavimento, todos os cômodos foram modificados. Durante os 11 meses de obra, as arquitetas precisaram modificar a planta original para atender aos desejos dos moradores. As principais mudanças foram na sala, com a abertura de rasgo na laje para a criação de pé direito duplo, o que ligaria o visual entre os pavimentos e antever o céu que é visto do andar de cima.

Foi necessário também demolir alvenaria entre sala e corredor dos quartos, a fim de que a integração fosse melhor executada”, pontua Evangelina Campos. Para que a linguagem da arquitetura e decoração fosse contemporânea, a antiga escada de concreto foi demolida e deu lugar a uma nova, feita em aço corten e mármore travertino.

Os ambientes sociais são os que mais chamam atenção no projeto. Localizados no primeiro andar, possuem integração entre todas as áreas, além de design e tecnologia. A sala de estar ganhou um rack de apoio à instalação de tv de 85″ e sistema de som e marcenaria com nichos iluminados para objetos, que serve de divisória para sala e escritório. Duas grandes paredes revestidas em cimentício da Castelatto, juntamente com a parede da escada escultórica, são o destaque. O rasgo na laje de teto interliga os pavimentos e convida a acessar a área de lazer da cobertura.

Com a varanda integrada à sala de jantar, ganhamos ainda mais espaço para criar ambientes uníssonos, mas independentes em suas leituras de décor e funcionalidade”, explica Ju Olivetti.

Na cozinha, as arquitetas também optaram por seguir as tendências mais recentes da arquitetura: linhas limpas, armários superiores sem puxadores e os inferiores foram embutidos no projeto. “A escolha dos revestimentos procurou aliar sofisticação e rusticidade, com porcelanatos e tijolinhos em cimento. A iluminação com tela tensionada transforma o teto em protagonista”, finaliza Evangelina.

As suítes das filhas receberam décor semelhante, com diferenças na paleta de cores e alguns detalhes da marcenaria.

Conheça outros projetos da dupla Evangelina Campos e Ju Olivetti em seu Instagram @camposeolivettiarquitetura.