07/12/2018 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Romulo Fialdini

A arquiteta Denise Barretto, à frente do escritório Denise Barretto Arquitetura, havia reformado o antigo apartamento da família e recebeu a tarefa de orquestrar um projeto de interiores relâmpago.

A moradora, empresária e mãe de dois adolescentes, precisava se mudar rapidamente para o apartamento de 320 m² no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

Acomodar o mobiliário adquirido para o imóvel anterior e deixar a casa aconchegante, de forma que a família ficasse sempre próxima, foram os pedidos dos moradores para a profissional.

Neste novo apartamento, dispomos os móveis de forma mais espaçosa e acrescentamos peças complementares, para valorizar e ampliar cada espaço. Desenvolvemos projetos de marcenaria e luminotécnica adicionais aos existentes no imóvel, pois a mudança devia ser rápida”, conta Denise.

Pintar as paredes mimetizando os pilares e as cortinas, todos em um único tom de cinza, foi uma das soluções para deixar tudo em ordem em pouco tempo. A escolha valorizou o mobiliário, já que a paleta de cores das novas peças foi influenciada pela gaze de linho das cortinas.

O living foi trabalhado em duas alas, uma voltada ao home theater e outra para o estar principal. Uma das faces do cubo, ao centro do ambiente, abriga a estante da sala de TV e outra é destinada à lareira.

O layout dos estofados e das mesas na sala de estar tem foco na obra de Claudio Creti. No principal espaço de confraternização entre os moradores e os amigos, o sofá claro e dois jogos de poltronas se articulam ao sofá curvo grafite. Os tecidos privilegiam a camurça e veludos, em tons que vão do névoa até o ébano. A composição sofisticada e formal ganha cor e alegria com as flores, a coleção de cerâmicas assinadas pelo designer Jonathan Adler e as almofadas com estampas vibrantes. A sobreposição dos tapetes, em lã e seda, também acende o ambiente.

Na área da lareira, uma dupla de biombos vazados em metal delimita a entrada do apartamento. O espaço, que passou a ser o ponto de recepção aos convidados, ainda conta com um banco de veludo preto e uma obra de Luiz Hermano, feita com fios de cobre.

O sofá em L do home theater, revestido de linho encorpado na cor chumbo, é complementado por uma chaise e uma poltrona. As mantas e almofadas em tonalidades quentes maximizam o conforto. Já as Costelas de Adão trazem um toque de verde e um aspecto escultórico para o ambiente.

A sala de jantar, por sua vez, se confunde com o espaço gourmet. A mesa redonda com tampo de madeira, rodeada pelas cadeiras estofadas em veludo, fica ao lado da bancada. Os tons terrosos e o cobre tornam o espaço aconchegante e descompromissado.

www.denisebarretto.com.br