16/12/2020 — Texto: Avesani Comunicação | Fotos: Lucas Silva

Reforma e decoração da cobertura em Salvador de maneira remota com proposta sofisticada inspirou a criação do aplicativo Decor.App




A criação, reforma e decoração desta cobertura em Salvador/BA foram inovadoras desde o princípio, já que tudo foi feito de maneira remota pela arquiteta Adriana Noya, através da sede do escritório em São Paulo. O resultado foi tão eficaz que se tornou MVP (“Minimum Viable Product” ou “Produto Minimamente Viável”) para o desenvolvimento do Decor.Appum aplicativo que torna muito mais prática e ágil a aprovação de projetos de arquitetura e design de interiores, bem como o gerenciamento de obras.

O casal na faixa de 60 anos morava em uma casa no litoral norte da Bahia e resolveu mudar para Salvador e ficar mais próximo da filha e netos. Desta maneira, comprou uma cobertura antiga de 450m2, localizada no bairro da Pituba. Tudo o que eles queriam era um local lindo para viver e reunir todo mundo. O conhecimento e a confiança no talento e trabalho da arquiteta foram primordiais, já que deixaram as escolhas de todos os materiais e acabamentos por conta da Adriana Noya. O resultado não poderia ser outro: aprovaram o layout já na primeira apresentação. “Para eles era fundamental ter espaços confortáveis e bonitos para receber a família e os amigos, em especial os netos que têm um quarto especial para eles”, afirma.

Os clientes não visitaram pessoalmente as lojas antes de realizar a compra, aprovando e efetivando tudo de maneira virtual. Para isso foram utilizadas plantas e 3D autorais com fotos realistas para alinhamento de acabamentos e móveis. Também foi fundamental contar com o apoio de fornecedores de confiança e a qualidade com os quais formou parcerias no decorrer dos últimos anos.




Projeto Completo

Todos os ambientes da cobertura foram projetados e decorados, sendo que no pavimento inferior estão: quarto de casal, dois closets (para o marido e a esposa), banho do casal, escritório, quarto e banho dos netos, salas de Estar e Jantar, lavabo, cozinha e área de serviço. No pavimento superior há as salas de Estar, Jantar, Jogos, além do quarto e banho de hóspedes, espaço gourmet, banho da piscina, deck e piscina. Com o projeto totalmente detalhado a obra correu muito bem, mesmo acompanhada à distancia pela arquiteta.

Paredes e vigas foram removidas para promover a integração de ambientes ou criação de novos espaços.  Entre os exemplos está a área formada pelos dois closets, quarto e banho do casal, que foi ampliado para criar uma sala com dois chuveiros e uma ampla bancada de mármore. Os dois terraços existentes nas salas de estar dos dois pavimentos também foram unidos, proporcionando amplitude e a criação de uma área gourmet coberta com forno de pizza e churrasqueira. Foram trocados todos os revestimentos, sistemas hidráulicos e elétricos e de iluminação. Tudo para criar espaços amplos e funcionais.

Adriana especificou materiais claros para combinar com o clima de Salvador. “A ideia foi mesclar linhas mais contemporâneas com toques das lindas peças (antiguidades) que os proprietários já tinham”, explica. Assim a decoração foi pensada para ser aconchegante e atemporal. O toque de sofisticação foi dado com o uso de materiais nobres como mármores, limestone, além do porcelanato branco absoluto da Colormix.




Todo o apartamento segue uma mesma paleta de tons neutros, brancos, off whites e cinzas, com toques de madeira. Na cozinha o destaque fica por conta da tonalidade azul petróleo. Os móveis planejados de quartos, cozinha, escritórios, banheiros, gourmet e estantes da sala, home e adega, foram desenhados pela arquiteta e executadas pela Todeschini Gabriel Monteiro. “A equipe da Todeschini Gabriel Monteiro montou todo o apartamento rapidamente. O resultado ficou maravilhoso e os clientes muito satisfeitos”, estaca Adriana.

O projeto de iluminação foi pensado em cada detalhe para valorizar as obras de arte e criar detalhes arquitetônicos como a valorização dos mosaicos de pedras do lavabos. O resultado final para o cobertura em Salvador foi um ambiente aconchegante, claro e iluminado, destacando o que cada elemento necessitava.

Para conhecer outros projetos da arquiteta Adriana Noya, acesse o site www.adriananoya.com.br ou o Instagram @adriananoyaarquitetura.

Conheça também as vantagens do aplicativo Decor.app em www.decorapp.com.br ou @decorapp