Um aspecto importante nesse projeto foi a racionalização do investimento! Pode não parecer, mas esse projeto foi extremamente econômico!

A cliente, uma executiva na faixa dos 40 anos, mora sozinha e recebe eventualmente como hóspedes os pais que moram em outro estado ou o namorado com o filho. Então tinha necessidade de uma suíte de hóspedes.

Além disso, entre suas prioridades estava uma casa acolhedora e com espaço para receber amigos, muitos armários para suas roupas, sapatos e bolsas e espaço agradável para trabalhar, nesse novo momento em que estamos vivendo, onde o home office tornou-se parte integrante do novo estilo de morar, já que o projeto foi concebido no período em que a pandemia já tinha entrado em nossas vidas.

O piso da sala e quartos – taco palito Cumaru – já existia e foi mantido. A reforma integrou sala e varanda e para isso foi preciso complementar o piso da sala com madeira em tonalidade perfeita, onde não se nota a diferença entre o piso antigo e o novo. Com a integração entre sala e varanda, a mesa de jantar agora pode ser usada também em dias de churrasco, deixando a sala mais ampla, com dois ambientes: home theater e estar.

O azul, cor favorita da cliente, foi eleito para dar mais vida à sala, presente no painel do home, com porta deslizante embutida no painel e poltronas, fazendo um contraponto no lado oposto da sala. Os demais elementos são neutros, a fim de manter leveza no ambiente. Os quadros, trazidos do apartamento anterior, foram redistribuídos.

A suíte master, que já tinha um ótimo tamanho, manteve o closet existente, passando apenas por algumas adequações para melhoria em sua distribuição interna e ganhando um novo e grande armário para bolsas e sapatos, camuflado no painel de TV – esse recurso possibilita um visual mais leve ao ambiente, tirando a sensação de um armário dentro do quarto.

Aproveitando amplitude também na largura do quarto, uma penteadeira foi colocada em um dos lados, que também pode ser usada como escrivaninha.

De um modo geral, o projeto foi muito econômico: “Nos banheiros, substituímos revestimentos e mantivemos tampos e armários; a cozinha foi mantida integralmente, substituindo apenas o painel em madeira; todos os móveis da sala e varanda são novos, pois o apartamento anterior era um flat mobiliado, mas todas as novas peças foram pesquisadas e selecionadas  sempre buscando ótimas relações custo-benefício”, informam as arquitetas Cristina Farias e Sandra Marçal.

Projeto de Interiores: Spazio Arquiteutra – www.spazioarquitetura.com.br – @spazioarquitetura