25/09/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Divulgação

Também conhecido como drywall, material oferece versatilidade a projetos de arquitetura e design de interiores.

Muita gente conhece apenas como drywall, ou parede seca na tradução literal. Com origens que remontam o fim do século 19, o gesso acartonado teve seu uso popularizado durante a 1ª Guerra Mundial por sua resistência ao fogo e rapidez de montagem.

Com a evolução do material, o drywall passou a ser o material dominante nas construções dos Estados Unidos. No Brasil, ele chega somente nos anos 90, como uma solução arquitetônica rápida, limpa e barata para a instalação de empresas, escritórios, shopping centers e hospitais.

“Composto de uma placa de gesso revestida por folhas de papel cartão, o gesso acartonado apresenta características e propriedades bastante interessantes, como o endurecimento rápido e sua resistência mecânica”, declarou Francesco Emilliano, proprietário do Atelier de Gesso, empresa especializada em projetos residenciais e comerciais de alto padrão, com as mais variadas opções de acabamento em gesso.

“Escolha certa para quem busca leveza, rapidez, versatilidade e perfeição no acabamento, o drywall tem também diversos outros atributos, como aderência, suas propriedades de isolamento térmico e acústico, a resistência ao fogo, facilidade de instalação, prazos reduzidos de construção e o serviço mais limpo, feito praticamente sem o uso água”.

As placas são produzidas em duas opções de medidas: 0,60 x 2,00m e 1,20 x 1,80m. “Com menores espessuras, conseguimos aumentar a área útil dos ambientes em até 7%. O gesso acartonado também se destaca por sua versatilidade. O material pode ser usado como revestimento de paredes e tetos, para decoração de interiores, forros de placas, como matéria-prima para painéis termo-acústicos, fechamento com blocos leves, para paredes internas, construção de casa com blocos de gesso, forro para paredes de fechamento em gesso acartonado, placas para rebaixamento de teto, painéis para divisórias, etc.”.

A sustentação das placas é feita por meio de uma estrutura metálica leve, fixada por meio de buchas e pinos de aço. “Há duas formas de aplicá-lo: através de uma estrutura montada contra a parede ou com aplicação direta na própria parede”. Em qualquer um dos casos, é essencial a contratação de um profissional especializado para execução do serviço. Depois da instalação, o acabamento no forro é feito com lixamento.

Francesco ressalta que existe ainda uma placa de gesso verde que oferece maior resistência à umidade (RU), própria para aplicação em banheiros, cozinhas, lavabos, áreas de serviços e outros locais similares. A placa rosa (RF) tem maior resistência ao fogo.

“A limpeza de manchas em paredes de drywall pode ser feita com os mesmos produtos utilizados para esse fim em paredes de alvenaria. Basta borrifar o produto no local sujo e passar um pano úmido na sequência. Não se deve jogar água direto, pois ela pode danificar o produto. A garantia contra defeitos é de cinco anos, mas alguns cuidados, além da correta instalação e manutenção do gesso acartonado pode aumentar sua vida útil por muitos anos”.

O gesso acartonado também é a grande estrela quando o assunto são projetos de luminotécnica. “Os dois projetos, de luminotécnica e gesso, devem ser realizado em conjunto para que tragam harmonia, funcionalidade e bem-estar para os moradores. Os elementos de iluminação podem ser instalados no rebaixamento de teto, deixando-se um espaço de 15 cm entre o teto e as placas de drywall, espaço suficiente para as instalações elétricas. Outras possibilidades são as sancas com iluminação de led e os nichos de drywall com spots de luz embutidos, para colocação de objetos de decoração”.


O Atelier de Gesso desenvolve projetos em gesso para casas, apartamentos, indústrias e estabelecimentos comerciais. Uma equipe de arquitetos preparada para projetar soluções para quem busca a construção exata para sua necessidade, a melhor economia de materiais, o planejamento ideal da obra e uma perfeita solução acústica ambiental.

Endereço
Av. Luane Milanda Oliveira, 29 | Jd. Salete | Araçoiaba da Serra/SP

contato@atelierdegesso.com.br

Contato
15 3281.2006

Celular e WhatsApp
15 99696.3663 | 99686.8495