13/08/2019 — Texto: Karina Monteiro | Fotos: Alan Teixeira

Um jardim harmonioso tem o poder de transformar a residência num espaço de relaxamento e contemplação

Esse foi o desejo dos moradores de um condomínio fechado no interior de São Paulo, um casal de empresários com três filhos pequenos, que buscava o conceito de viver bem, mesmo com a rotina corrida. Para atender esse pedido, o paisagista Luciano Zanardo, do escritório Zanardo Paisagismo, planejou cuidadosamente um jardim tropical de estilo contemporâneo. Seu objetivo foi criar áreas de destaque, por meio de diferentes tipos de plantas, criando, assim, um contraste entre as paredes com cores mais neutras.

A exuberância do jardim já começa a ser percebida logo na entrada da casa. No canteiro é possível ver algumas unidades de Agaves Americanas, com grandes folhas azuladas, que estão localizadas entre duas esferas de concreto. Outra planta que pode ser apreciada é o Guaimbé, que aparece ao lado da escada. No hall de entrada, há a presença do Capim do Texas Verde, que recebe os visitantes, além de um pergolado, que está coberto com a espécie conhecida popularmente como sapatinho de judia, que proporciona um lindo efeito visual.

No jardim foram utilizadas várias plantas tropicais. Entre os destaques está o trio de Ravenalas de Madagascar, conhecida como a “Arvore do Viajante, que têm em média 3 metros de altura e folhas abertas em formato de leque. Além de valorizar o projeto, também garante privacidade à família, impedindo que os vizinhos possam visualizar a piscina. O projeto paisagístico inclui também um canteiro com bromélias, além da ornamental Estrelítzia Branca. Uma alternativa interessante contribuiu para dar vida ao imenso muro da casa. A partir do plantio de grande quantidade da espécie Alpínia Variegata, criou-se uma fileira verde repleta de encanto.

Por fim, uma charmosa área gourmet verde é responsável por eventos entre jardim e piscina, para que os moradores possam receber amigos e familiares, para refeições ou confraternizações. Assim, como nos demais espaços, há uma grande presença de plantas tais como o Bálsamo e as Bromélias.

Para saber mais, acesse: www.zanardopaisagismo.com.br