16/08/2018 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Carlos Piratininga

Imóvel com 139 m², localizado em Moema, São Paulo, teve as paredes abaixo para garantir maior convivência entre a família e amigos

Apesar de uma metragem generosa, de 139 m², o apartamento trazia um grande problema para os moradores: não apresentava o conforto para reunir toda a família em um mesmo ambiente. Com sala de estar, TV e cozinha compartimentados, a convivência familiar estava ficando cada vez mais rara.

Para driblar o problema, a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, propôs integração total entre os ambientes de estar. “As paredes da varanda, sala, cozinha, quarto de empregada e sala de TV foram demolidas. Desta forma, foi criado um único ambiente com diversas funções. Por ter diferentes utilidades, foi preciso investir em um projeto luminotécnico que desenvolve vários cenários, próprios para atividades diversas”, explica Cristiane.

Alguns recursos foram utilizados para valorizar a integração. O mesmo piso, da Viva Mais Revestimento, foi escolhido para integrar visualmente o ambiente, enquanto o grande espelho, localizado na área do jantar, garantiu a sensação de amplitude. Outro item primordial é destaque no projeto: “A TV era um elemento importante para reunir família e amigos. A solução da TV no tubo giratório permitiu a visibilidade do aparelho em cada canto desse grande ambiente”, relata a arquiteta.

A marcenaria também foi aliada no living ampliado. No lugar da parede que dividia sala e quarto, a divisória, produzida em marcenaria sob medida, foi a solução. Já a estante, que permeia sala e varanda, recebeu a lareira ecológica que fornece o aquecimento para todo esse espaço.

Os tons neutros prevalecem em toda a composição, garantindo um visual clean em todo o projeto. Na cozinha, o branco e o preto prevalecem como destaque – desde os revestimentos até os acessórios –, como a passadeira, que traz a estampa do calçadão de Copacabana. Inspirados ainda na cena carioca, o painel fotográfico com o Cristo Redentor, trazem a essência natural de uma das cidades brasileiras mais conhecidas em todo mundo.

Os tons se repetem na varanda gourmet, garantindo harmonia visual entre os ambientes. Perfeito para curtir os dias em família e amigos, o espaço conta com uma churrasqueira, mesa de jantar e um espaço relax, com uma deliciosa chaise da Breton para relaxar e contemplar a vista. O verde, presente nas estampas, plantas e pastilhas trazem um ponto de cor para a varanda.

www.cristianeschiavoni.com.br