12/07/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Ambientes claros e agradáveis. Melhor aproveitamento da luminosidade natural. Máxima eficiência energética possível. Múltiplos cenários que podem ser criados apenas optando-se por determinado tipo de lâmpada ou outro nível de intensidade.

O detalhamento de luminotécnica deve estar presente desde o momento da concepção do projeto de arquitetura, nos primeiros rascunhos da planta. Um estudo aprofundado permite desenvolver uma variedade infinita de possibilidades que precisam ser pensadas em conjunto quando a residência ou o projeto comercial ainda estão em estudo.

Uma das principais importâncias da luminotécnica para o resultado final é o equilíbrio entre sombra e luz e o conforto visual de cada ambiente, resultados atingidos através de um trabalho minucioso”, declarou Sandra Takara, luminotécnica e diretora da Luminarea, empresa de Sorocaba (SP) especializada na elaboração de projetos de iluminação, além do comércio de pendentes, lâmpadas, spots e toda variedade disponível no mercado para esse segmento.

Segundo Sandra, os principais pontos que devem ser observados no projeto luminotécnico são a incidência de luz natural e artificial, proporcionando funcionalidade e economia às edificações.

Na iluminação de um ambiente, quantidade não significa qualidade. Isso é um equívoco muito grande. Em ambientes comerciais, esse erro ocorre com mais frequência. Existe uma diversidade muito grande de lâmpadas no mercado, justamente para fornecer luz na medida certa sem precisar usar tantas peças”.

Sandra explica que o tipo da lâmpada é o que pode fazer toda a diferença.

Se um projeto não for feito com a devida atenção ou por profissionais bem preparados, um dos efeitos indesejados é um incômodo visual muito grande, seja por brilho em exagero ou falta de luz. Optar por profissionais bem preparados evita o retrabalho e possibilita ao cliente fazer as escolhas mais assertivas de acordo com a necessidade de cada ambiente”.

Entre as principais novidades e tendências do mercado de iluminação, Sandra ressalta que os LEDs chegaram para ficar.

A novidade agora gira em torno das aplicações dos LEDs nos projetos, de forma normatizada. Há pouco tempo atrás, você comprava uma lâmpada de LED e, se houvesse dano no produto, a substituição era muito complicada, pois apresentava diferença no tom da luz. Com as normatizações, esse problema desapareceu. Outras evoluções são os LEDs na tensão de rede correta, pois antes era necessário, em alguns tipos de lâmpadas, o uso de transformadores, que hoje são desnecessários”.

“Quando um cliente chega na loja da Luminarea, ele é tratado com exclusividade. Nós fazemos um briefing completo para entender o uso dos espaços e determinar a necessidade de luz em cada ambiente. Fazemos também visitas técnicas frequentes para que tudo o que foi apresentado ao cliente, e sonhado por ele, seja concluído com maestria. É fundamental para nós, que somos especializados em iluminação, levar ao nosso público as escolhas corretas que sejam importantes para o seu projeto, garantindo um produto que caiba no bolso, mas sempre prezando pela qualidade e responsabilidade com o meio ambiente”.

Neste ano, a Luminarea completa 11 anos de mercado, sempre com foco nas necessidades do cliente.

“Nossa busca é constante por produtos que impactem positivamente a vida das pessoas. Com esse objetivo em mente, que seguimos em frente para que o nosso cliente seja tratado com o respeito que ele merece e que a iluminação de seu projeto seja percebida de maneira equilibrada e eficiente”.


Fundada em 2006 com a proposta de oferecer produtos exclusivos e de alta qualidade, a Luminarea segue firme nesta missão. Os profissionais da Luminarea foram treinados, dentro das fábricas dos seus fornecedores, para levar aos clientes toda a exclusividade e qualidade que as melhores marcas têm a oferecer.

Endereço
Rua Antonio Miguel Pereira, 244 | Sorocaba | SP

Contato
15 3222.8646

Mais informações