Apartamento com essência de loft ganha ares de modernidade depois de uma reforma radical promovida pelo escritório Studio Rio, de Sorocaba

“Muita quebra de parede, grandes vãos e vidro por toda parte”. Com esta frase, as arquitetas Rina Gallo e Larissa Soares, do escritório Studio Rio, nos explicam como foi possível promover uma reforma completa neste apartamento, localizado no Centro de Sorocaba (SP), garantindo a máxima integração entre os ambientes sociais.

O planejamento dos espaços incluiu uma sala integrada com a cozinha, uma suíte com closet, um escritório que se integra à área de lazer, a garagem, transformada em espaço gourmet, com churrasqueira a gás estilo americana, e o lavabo, que ganhou um acesso pela área externa e outro pela interna, com a abertura de duas portas independentes. Na decoração, houve uma mescla entre mobiliários modernos e elementos rústicos. “O equilíbrio se deu principalmente pelas cores. Os acabamentos rústicos têm cores neutras, como a parede de tijolos do living, o piso cinza imitando concreto e o revestimento branco da cozinha. Ousamos mais nas cores dos elementos decorativos, como estofados e almofadas, que podem ser trocados com o tempo”.

No lavabo, um espaço social não utilizado frequentemente, usamos um revestimento de mais personalidade e ousado. No banheiro da suíte, optamos por dar continuidade ao piso da casa inteira. Quando falamos sobre integrar, nos referimos a tudo mesmo. Começando pela escolha do mesmo piso e granitos para a casa inteira, até a mesma linguagem de mobiliário para todos os ambientes”.

A cozinha funciona como uma continuação dos espaços de convivência. “Antes da reforma, ela já estava localizada nesta posição, por isso aproveitamos parte da ligação hidráulica e criamos uma ilha que promove a integração com o living”.

No escritório, muito utilizado como home office, a solicitação dos clientes foi de que o acesso também pudesse ser feito pela garagem. Com um visual bem clean e funcional, a ideia da suíte era criar um lugar apenas para relaxamento, que se tornasse leve visualmente.

As profissionais destacam o projeto luminotécnico como parte fundamental para criar um clima de aconchego, característico de todo o apartamento com essência de loft. “As luminárias e a tonalidade das lâmpadas foram escolhidas em função de cada ambiente, tornando o living mais receptivo e o escritório com um aspecto mais funcional”. Outro destaque ficou por conta do espaço gourmet. A garagem, originalmente aberta, foi fechada com um portão metálico automático, tornando a área integrada e privativa. “Aproveitamos a parede de tijolos existente e retiramos o acabamento, deixando um visual rústico que se encaixa com a ideia de garagem que pode ser transformada em churrasqueira”.

www.studiorio.arq.br