01/07/2016 — Texto: Danny Moraes

Os espelhos refletem exatamente quem somos e não há nada que possa ficar omisso diante deles... Inclusive, as energias...

No feng shui, o espelho é um dos principais elementos de cura, mas, acabam gerando muitas dúvidas quanto ao posicionamento correto para manter um ambiente harmônico e equilibrado.

Os espelhos são usados pra redirecionar a circulação da energia vital (chi). Em muitos casos, podem ser usados para refletir e dobrar uma imagem “positiva” no ambiente. Podem, também, ajudar a iluminar locais escuros quando projetados voltados para a iluminação, por exemplo, ou ter a função de aumentar espaços estreitos e pequenos.

A primeira regra a seguir na colocação de um espelho é especificar para qual função ele será usado. Se for para ampliar um ambiente, o ideal é que ele seja posicionado num local que possa refletir um ângulo estratégico. Por exemplo, se você colocar um espelho grande no meio de uma parede, ele vai dobrar o ambiente num todo. Procure sempre uma parede estratégica e foque no que será refletido, contanto que reflita organização e beleza, tá valendo!

Em locais como hall de entrada, posicione sempre o espelho numa parede lateral, nunca de frente para a abertura da porta, pois, sendo de frente, as energias negativas serão bloqueadas na entrada, porém, as boas também! E isso vai gerar estagnação no seu ambiente.

Para aqueles que querem repelir as entradas de energias negativas, o ideal são espelhos no formato de um baguá (mapa com formato octogonal), posicionado acima da porta de entrada ou então pode usar um espelho convexo posicionado de forma a captar uma imagem panorâmica das proximidades.

Se a função do espelho for pra iluminar ambientes, então há a opção de posicioná-los em oposição à janela, assim refletirá a luz e clareará ainda mais o ambiente. Um espelho grande entre duas janelas também ajuda a maximizar a luz natural. Há também alguns recursos, como passar fita de led nas costas do espelho. Isso dará uma luminosidade bem bacana e com um tom de bom gosto. Ou você também pode posicionar espelhos sobre luminárias para dobrar a iluminação artificial.

Quando se trata de usar maquiagem, não posicione o espelho de forma a cortar parte da sua cabeça, o ideal é que ele reflita a sua imagem sem cortes.

Para dobrar a prosperidade, usamos o espelho refletindo mesas de refeições, atrás do fogão refletindo as chamas e, também, de frente para uma janela ou varanda que tenha vista para um jardim. Preste bem atenção na a imagem a ser refletida pelo espelho. Se no campo de visão da sua janela ou varanda tem hospitais, cemitérios ou igrejas, não será uma boa energia que atrairá para o seu lar.

Nos quartos é que os espelhos exigem maior cuidado, primeiramente, é importante saber que refletir a sua imagem enquanto dorme não é nada auspicioso, segundo o feng shui. Isso porque gera confusão durante o sono e por mais que a pessoa durma, nunca parece ser o suficiente para descansar. Nunca coloque espelhos no teto e em posições que reflitam seu corpo. O ideal mesmo é posicioná-los nas laterais da cama e, na impossibilidade, caso já tenha espelhos e não tenha como mudá-los, e cobrir com um lençol antes de dormir.

Se a função do espelho for decorativa, você pode usar vários tamanhos diferentes, de preferência no formato redondo pra fazer a energia circular com mais fluidez. Se os formatos forem diferentes, tudo bem, desde que as molduras sejam claras e a função não seja para se arrumar diante deles.

Dica extra para usar o espelho a seu favor: Acorde e, diante de um espelho, onde você possa se ver de corpo inteiro, sorria e diga que você se ama! Isso vai dobrar a sua autoconfiança.