A escola Global Me, em São Paulo, inaugurou sua nova sala de culinária com projeto de mobiliário desenhado e executado pela Novidário

O projeto buscou adotar soluções criativas e flexíveis para garantir que as crianças e também os adultos pudessem participar das atividades de forma segura e colaborativa.

A sala pode receber até 16 crianças por aula e as atividades giram em torno de uma bancada que divide o ambiente – separando a área da pia, forno, frigobar e armários da área das mesas coletivas para as crianças.

A interação se dá principalmente nesta bancada de marcenaria, onde as crianças podem se apoiar para acompanhar de perto a atividade pedagógica, sempre com segurança.

As gavetas foram pensadas de forma estratégica para o fácil acesso aos instrumentos básicos e o cooktop tem um vidro que protege as crianças.

Ainda na bancada principal, as plataformas projetadas para as crianças subirem permitem que as menores possam alcançar a superfície da área de trabalho.

Um vão abaixo da bancada abriga estas plataformas quando não estão em uso. Esta foi a solução encontrada para o professor não precisar cozinhar abaixado, o que seria desconfortável e consequentemente representaria maior risco de acidentes.

Destaque para a prateleira na janela que serve para colocar os vasos de temperos, que recebem luz natural e são usados na cozinha.

Já as mesas coletivas e os bancos empilháveis podem ser reposicionados para dar flexibilidade no layout do ambiente e adequar o ambiente às atividades e diferentes tamanhos de turmas.

Segundo Luciana Sobral, da Novidário, o projeto de um móvel e até mesmo a sua disposição na sala de culinária são diretamente afetados pelos princípios da escola, filosofia e plano pedagógico.

www.novidario.com.br