10/06/2020 — Texto: Larissa Karlovic Burgos | Fotos: Antonio Schumacher

Arquiteta e artesão especializado em metais criam luminária diferenciada e exclusiva em aço corten e objeto se torna destaque em meio a decoração da sala

Criada pela arquiteta Bruna Scorzelli e executada pelo artesão Renato Martins, a luminária “lustre graveto”, feita em barras de aço carbono com acabamento tipo aço corten, é resultado de um projeto diferenciado e desafiador.

Com dificuldades para encontrar um lustre para sua sala que ficasse bom com o fundo em madeira Nogueira e, ao mesmo tempo, contrastasse com a mesa de jantar feita toda em pedra branca “Cristalita”, a arquiteta Bruna Scorzelli decidiu criar seu próprio lustre. “Não encontrava nada que fosse leve para contrastar com a mesa e ao mesmo tempo marcante para se destacar com o fundo da madeira. Como sou formada em Desenho Industrial –  Projeto de Produto, pensei ‘porque não criar o meu próprio lustre?!’ Sempre gostei muito das peças da coleção Bambu dos Irmãos Campana para a marca Alessi, que parecem “gravetos” explodindo em forma de objetos. A partir desse conceito, cheguei ao desenho da luminária “Graveto”, termo que eu utilizei para descrever a ideia ao Renato – algo um pouco fora do comum para uma luminária. Já que a leveza era proporcionada pelo desenho da peça, escolhi o aço corten como material para executa-la, pois trazia o elemento de destaque e tom que precisava. A luminária se tornou um ponto marcante na sala e todos que entram já elogiam e se intrigam com a peça singular que é.” – comenta Bruna.

Renato Martins, mais conhecido como “O Melhor em Metais”, também comenta sobre o projeto: “É um lustre personalizado e exclusivo. Achei o resultado final surpreendente! Bruna também foi a cliente final e comentou que todos elogiam o lustre”

Especializado em design de metais de todos os tipos e intitulado “homem de ferro”, “rei dos metais”, “mago dos metais” e por aí vai, o artesão faz serviços personalizados, que vão de peças decorativas à utilitárias, internas e externas. “Sou artesão em metais e faço absolutamente tudo que pode se imaginar com este material. Não conheço ninguém no Brasil que seja tão eclético!” – comenta Renato – “Os arquitetos pensam, eu capto a ideia, desenho e concretizo”.

Renato atua junto com arquitetos cariocas como Paola Ribeiro, Paula Neder, Rogério Antunes, Bernardo Schor entre outros e está sempre presente em mostras de arquitetura e decoração, como CasaCor, Artefacto e Morar Mais. “Os arquitetos pensam, eu capto a ideia, desenho e concretizo. Me pauto na excelência e sei que isso requer muito esforço cotidiano, além de estudo intenso de novas técnicas e matérias-primas” – comenta Renato.

Para saber mais, acesse: www.omelhoremmetais.blogspot.com.br | @omelhoremmetais