01/07/2016 — Texto: Projeto Express
Truques com espelhos na decoração
O Espelho é um grande aliado na decoração. Ele pode reproduzir desde objetos pequenos até grandes espaços. Ele cabe em qualquer ambiente, de qualquer estilo e quanto menor, mais indicado é o seu uso. Até nas histórias infantis ele foi o “ator coadjuvante” – “Espelho, Espelho meu….”
O Espelho possui muitos atributos na decoração, como:
- Clarear ambientes escuros;
- Dar profundidade;
- Reduzir a sensação de confinamento em Halls e Corredores, por exemplo;
- Dobrar, triplicar ou quadriplicar objetos ou revestimentos importantes na decoração;
- Refletir o que tem à frente e ao lado. Próximos a janelas, portas ou varandas, trazem um pouco do exterior para dentro.
Dicas:
- Espelho dentro de nichos preenche o espaço, é um artifício que pode ser utilizado para reduzir o número de objetos, uma vez que o espelho dobra sua imagem;
- Nós gostamos de utilizá-lo ao lado de revestimentos sofisticados (caros) para “dobrar” a quantidade dos mesmos reduzindo, assim, o custo e valorizando o produto e o ambiente como um todo;
- AGORA, ATENÇÃO!! Tome muito cuidado com o que o espelho irá refletir no seu ambiente. Pode ficar lindo na sua sala de jantar, mas pode também mostrar toda a bagunça da sua cozinha quando estiver com a porta aberta, rsrsrs.
Novos Produtos
O Tecido Adesivo é uma solução moderna e inovadora que chegou no mercado em 2009. Uma das empresas que desenvolveu esse produto foi a Flok.
Por ser um produto de fácil instalação, não requer mão de obra especializada. A ideia é do “faça você mesmo”, uma forma divertida de decorar qualquer ambiente ou objeto. Os tecidos possuem diversas padronagens e “cabem” em qualquer projeto.
O Tecido Adesivo é impermeável, autocolante e adere em qualquer superfície lisa. Pode ser aplicado em paredes, madeira, cerâmica, gesso, lata, vidro, borracha e até mesmo em tecido. A manutenção é simples: utilizar pano úmido e sabão neutro. Até mesmo os alérgicos podem abusar pois são antiácaros.
Ele pode ser utilizado também em áreas externas, como em fachadas, muros, totens, brises e outros elementos. Sua durabilidade é em torno de um ano, pois o tecido, em contato com o sol, desbota, mas ele não descola. É uma boa dica para uso temporário em uma fachada comercial.
Onde encontrá-los? Em Home Centers, boutiques de revestimentos e outras lojas do setor.
Como limpar as paredes sem danificá-las
Se você tem paredes claras na sua casa e crianças (ou homens de qualquer idade, rsrsrsrs) sabe como é difícil mantê-las limpas, mas, sem exageros, não precisa jogar água. Importante saber o tipo de tinta usada em sua parede.
Pois bem, aí vão algumas dicas:
- Não deixe a parede suja por muito tempo, o ideal é limpá-la logo, quanto antes fizer a limpeza, mais fácil será;
- Paredes com tintas “Foscas”, a limpeza deve ser feita com uma esponja macia, umedecida e com detergente neutro, fazendo movimentos suaves, lembrando que somente a sujeira deve ser retirada e não a tinta. Após essa aplicação, utilize um pano úmido para retirar o que ainda restar;
- Paredes com tintas “Acrílicas Laváveis”, você pode usar uma solução com 500ml de água, 250ml de álcool e 50ml de detergente neutro, também com uma esponja macia umedecida, com movimentos suaves e circulares. Após essa aplicação, utilize um pano úmido para retirar o que ainda restar;
- Já em paredes cuja tinta é à “base de água”, aplique o detergente neutro na sujeira e passe um pano com muito cuidado, retirando vagarosamente o excesso. Senão, a tinta sai junto com a sujeira e sua parede ficará borrada;
- Em paredes pintadas a menos de 30 dias, não é recomendado esse tipo de limpeza, pois sua coloração pode ser afetada.