Arquiteto David Oliveira, do Studio Pipa, projeta um quarto com closet para um jovem estudante de economia na Zona Sul do Rio de Janeiro

A família já morava há quase 10 anos neste apartamento, na Lagoa (bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro), e os pais resolveram presentear o filho universitário (de 23 anos, cursando economia) com uma reforma total em seu quarto.

Coube ao arquiteto David Oliveira, do Studio Pipa Arquitetura a missão de materializar o sonho do casal, setorizando o espaço de apenas 12,70m² em área para estudo ou trabalho, área central para descanso e closet para guardar roupas, acessórios e outros pertences do rapaz.

Embora a área da suíte tenha sido mantida, o arquiteto mudou o acesso ao cômodo (um pedido do filho para ter mais privacidade em seu quarto), que agora se dá pela área de serviço. Com isso, o antigo hall de acesso foi transformando em um pequeno closet. A remoção do guarda-roupa existente também abriu espaço para uma grande bancada de estudo ou trabalho, desenhada pelo próprio arquiteto e executada em marcenaria (com folhas de carvalho americano) e serralheria. “A cabeceira estofada em couro natural caramelo e o papel de parede com textura de linho azul acinzentado atrás da bancada imprimiram uma atmosfera sutilmente masculina no espaço.  Já o teto e as outras paredes ganharam acabamento cimentado, num tom de areia”, explica David Oliveira.

Entre os destaques do projeto, o arquiteto menciona também a porta do closet em chapa metálica perfurada, que proporcionou uma leve transparência e jogo de luz (especialmente quando a luz está acesa), além de ventilação interna; a estante de metalon em malha, com nichos e prateleiras que alternam espaços cheios e vazios; a mesa lateral em laca vermelha, que acolhe um gaveteiro interno volante que também pode ser usado como banco ou pufe; e o painel de carvalho americano que reveste toda a parede da TV, em frente à cama, e mimetizou a porta de acesso ao banheiro, com sistema de abertura deslizante para otimizar o espaço.

Projeto de Interiores: arquiteto David Oliveira – Studio Pipa Arquitetura – @studiopipa.arquitetura