05/03/2018 — Texto: Divulgação | Fotos: Lio Simas

Um espaço aconchegante, para receber bem a família, sem deixar de ser prático.

Foi com essa ideia em mente que as arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura, fizeram o projeto de interiores do apartamento de 130 m² na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC).

A paleta de cores escolhida é composta por tons de cinza e caramelo, além de toques de azul que são uma referência ao mar. Outra estratégia para trazer o clima externo ao interior da residência foi o uso de espelhos, que refletem a bela paisagem. “Para deixar os ambientes mais aconchegantes, optamos por utilizar madeira e projetar luzes indiretas”, explica Maíra.

“Como o apartamento de praia será utilizado somente durante o verão, escolhemos mobiliários multifuncionais por causa da praticidade”, conta Vanessa. É o caso do móvel da televisão que, no lado voltado para a entrada do apartamento, é composto por nichos para guardar bolsas e sapatos.

No outro lado, o mobiliário é um armário para armazenar mantimentos. Já a bancada da cozinha se estende até se transformar em um aparador.

O estilo predominante no mobiliário é o industrial, presente em elementos como a mesa com pés de ferro e as banquetas de couro com base de aço corten.

Os revestimentos também refletem a escolha pela praticidade, como o Corian na bancada da cozinha e o piso rústico remetendo a concreto aparente. As cadeiras Masters do espaço gourmet, feitas em polipropileno, permitem que os moradores se sentem molhados após chegarem da praia.

A área social foi integrada para proporcionar mais conforto à família. As arquitetas do Espaço do Traço fecharam a varanda gourmet, conectando-a com a sala de jantar, estar e cozinha. “Na área social, os destaques são o revestimento chevron utilizado na parede da cozinha e o tampo da mesa em Neolith”, conta Maíra.

A área íntima — composta por duas suítes, um quarto e um banheiro — foi projetada para acomodar a grande família durante as férias de verão. As bancadas servem para organizar as malas e os criados-mudos possuem bandejas que podem ser utilizadas como apoio para laptop.

Na suíte principal, o estilo industrial está presente no papel de parede de tijolos. A televisão foi embutida no amplo armário para otimizar o espaço.

www.espacodotraco.com.br